Gestão contábil

Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática?

Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática? 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 14/07/2017 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A contabilidade gerencial é peça essencial em toda empresa, afinal, além de englobar aspectos da contabilidade financeira,ela permite que você conheça com mais profundidade o cenário econômico da sua empresa.

O trabalho tem um papel essencial na tomada de decisões e garante  mais tranquilidade e segurança aos empresários e gestores em geral, já que fica mais fácil definir onde investir, onde cortar despesas e como administrar a empresa como um todo.

Diante disso, se você ainda não sabe como esse serviço funciona, leia o post com calma. Vamos apresentar o conceito de contabilidade gerencial, explicar as vantagens, mostrar porque ele é diferente da tradicional contabilidade financeira e apresentar algumas estratégias para que você passe a utilizar na sua empresa.

Com toda certeza vai valer a pena e você colherá os frutos. Confira:

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é composta por uma reunião de procedimentos contábeis que tem a finalidade de reunir informações importantes sobre a empresa e contribuir com as tomadas de decisões.

Para isso, dados obtidos por meio da contabilidade financeira são analisados em conjunto com informações sobre custos e orçamentos, buscando uma definição sobre os preços a serem cobrados, as metas a serem alcançadas e muitos mais.

Além disso, a contabilidade gerencial também permite uma análise da sua empresa em comparação com as concorrentes do mercado, o que é importante para que você perceba com clareza em qual ponto está, quais os principais desafios, quais as tendências do negócio e como ele pode ser projetado.

O interessante é que como ela analisa aspectos internos e externos, é possível que você encontre ferramentas de gestão e administração mais modernas, mude o que não está funcionando bem e expanda o foco de clientes e de mercado.

Quais as diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira?

A contabilidade financeira é aquela que todos nós já conhecemos: ela se preocupa com a legislação tributária, com a pontualidade no pagamento dos impostos em geral, com a redução dos gastos etc.

A contabilidade gerencial, por sua vez, tem o objetivo de organizar o funcionamento interno da sua empresa, permitindo que você tenha um serviço mais eficiente e com maior qualidade. O trabalho, portanto, é voltado para as suas necessidades. É um trabalho individual, pensado e construído diariamente.

Podemos dizer, então, que enquanto a contabilidade financeira fica atenta às leis, aos prazos e às regras gerais de tributação, a gerencial pensa em estratégias exclusivas para facilitar a sua rotina, organizar as suas tarefas e otimizar os seus lucros.

É importante ressaltar que uma não exclui a outra. Pelo contrário, é essencial que elas caminhem juntas.

Isto porque, enquanto a contabilidade financeira estiver cumprindo prazos e organizando os seus documentos, a gerencial estará complementando esse serviço e pensando em ações que surtam efeitos positivos a longo prazo.

Quais as vantagens de contratar um serviço de contabilidade gerencial?

Ao contratar profissionais especializados em contabilidade gerencial você poderá analisar estratégias que aumentem a produtividade e reduzam os custos, e terá a possibilidade de tomar decisões com mais segurança.

Isto porque, ao conhecer a fundo a realidade financeira da sua empresa, ficará mais fácil adotar medidas para a redução dos custos, realizar cortes de colaboradores, controlar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, investir em ações de crescimento da empresa etc.

Isso sem contar que conhecendo bem o seu negócio fica mais fácil construir estratégias que reduzam a concorrência e aumentem a satisfação dos seus clientes e fornecedores. Tem coisa melhor?

Como implantar o serviço de contabilidade gerencial na sua empresa?

Caso você tenha interesse no serviço, é importante que observe as dicas a seguir e comece com o pé direito:

Contrate um software de gestão integrada

Para o serviço caminhar bem é importante realizar um controle financeiro intenso, eficiente e registrar todas as movimentações de entrada e saída da empresa, por menores que elas sejam.

É importante ter em mente que para que o serviço seja realizado com perfeição, todos os gastos tem a mesma importância. Seja a compra de uma caneta ou o pagamento do aluguel mensal, tudo é relevante e tudo deve ser registrado.

Por ser assim, é essencial que você contrate um software de gestão integrada. Eles facilitam as ações e aumentam o controle, já que possibilitam que todas as informações fiquem reunidas em um só lugar.

Além disso, eles também contam com ferramentas gerenciais que controlam os índices contábeis, o fluxo de caixa, os orçamentos etc.

Entre as principais vantagens desses softwares podemos listar a segurança no armazenamento das informações e a redução da burocracia.

Isto porque, todas as informações registradas ficam armazenadas no sistema da nuvem, o que garante que você recupere cada uma delas em caso de falhas no sistema ou de invasão por terceiros mal-intencionados.

Além disso, com esses programas não será necessário organizar planilhas do Excel, digitalizar documentos, montar pastas, preparar arquivos, conferir relatórios manualmente etc. Tem coisa melhor?

Capacite a sua equipe

Faça reuniões constantes com a sua equipe e estimule o trabalho em conjunto e a adoção de postura estratégica diante das demandas.

Explique a importância do relacionamento direto com os contadores e deixe claro que se a empresa tiver êxito no mercado todos poderão melhorar e crescer juntos.

Crie processos que integrem os setores

Outra questão importante para o funcionamento da contabilidade gerencial é a integração entre os diversos setores da sua empresa e o escritório de contabilidade.

Defina o fluxo de informação, estabeleça procedimentos internos e marque reuniões periódicas.

Lembre-se que para o serviço alcançar o objetivo é imprescindível que todos os problemas estejam delimitados e que os setores tenham uma boa comunicação entre si.

Só assim é possível pensar em estratégias corretas e adotar medidas eficazes para o crescimento empresarial.

Além disso, é importante ressaltar que essas ações, se realizadas conjuntamente, farão toda diferença na rotina da empresa, tornarão o ambiente de trabalho mais harmônico e deixarão os colaboradores mais satisfeitos.

Todo mundo quer trabalhar em uma empresa moderna, que investe em estratégias inteligentes e que utiliza a tecnologia a seu favor.

A contabilidade gerencial certamente abrirá muitas possibilidades para o seu negócio, então não tenha medo de investir! Procure profissionais de confiança, converse, tire dúvidas e comece já a planejar seus investimentos futuros.

Esse texto te ajudou? Então siga a nossa empresa nas redes sociais e continue acompanhando as nossas postagens no Facebook, no Twitter e também no YouTube.

 
Baixe o checklist e saiba como ser um consultor contador!Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar