Contabilidade de startups: oportunidades desse nicho de mercado

Contabilidade de startups: oportunidades desse nicho de mercado
4 minutos de leitura

ESTÁ SEM TEMPO PARA LER? CLIQUE NO PLAYER ABAIXO E OUÇA TODO O CONTEÚDO DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA! 

Uma startup consiste em uma empresa recém-criada, normalmente com base tecnológica, que se encontra em fase de desenvolvimento e opera em condições de incertezas, ou seja, não existe garantia de seu sucesso. Diante desse cenário, a contabilidade de startups é essencial para sua sobrevivência.

Gestores dessas empresas normalmente cortam gastos em diversos setores e focam somente em seus produtos ou serviços. Esse é um erro grave, pois negligenciar uma boa estratégia é o principal fator do fechamento de 60% das novas empresas, conforme pesquisa da DCI.

Uma contabilidade prestada por profissionais competentes, específica para startups e aliada à tecnologia, potencializará os ganhos da empresa, garantirá seu amadurecimento e o seu desenvolvimento no mercado.

Quer saber como contadores proporcionam todos esses benefícios aos seus clientes do nicho? Então, confira este post em que exploramos diferentes aspectos sobre o tema.

1) Como fazer a contabilidade de startups?

O contador fornece apoio estratégico à startup, que inclui a abertura da empresa, preparação financeira para investimentos, adequação tributária, elaboração de contratos, estruturação de planejamento de curto, médio e longo prazo e auxílio à gestão.

Atualmente, como você já deve saber, a contabilidade não é necessária apenas para a simples contabilização de contas ou tributos de uma empresa.

Essa ciência se desdobra em diversos ramos com finalidades estratégicas, como:

  • gerencial: processo que identifica, mensura, analisa, prepara, interpreta e comunica dados para que gestores atinjam os objetivos da empresa;

  • financeira: desenvolvida para auxiliar os acionistas, fornecedores, bancos, entre outros, importante para trazer novos investimentos à startup;

  • tributária: adequa a empresa à tributação mais benéfica, evitando pagamento de impostos além do necessário;

  • de custos: aumenta o controle de sua empresa e torna a tomada de decisões mais benéfica para o seu desenvolvimento;

  • consultiva: informa o gestor sobre diferentes planos econômicos e financeiros, identificando oportunidades e expandindo o mercado consumidor.

2) Por que o mercado de startups carece de uma assessoria contábil?

Normalmente, as startups entram no mercado e dispõem apenas de seus produtos ou serviços. Além disso, seus administradores podem ser desprovidos de conhecimentos mais aprofundados sobre a importância de setores como o contábil.

Para os escritórios ou empresas de contabilidade, trata-se de uma oportunidade excepcionalmente vantajosa, pois este é um modelo de negócio que tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil e no mundo.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o valor investido em capital de risco (aplicação em companhias novatas) cresceu 207% em 2017, atingindo o total de R$ 2,86 bilhões! Os contadores que aproveitaram as oportunidades se alavancaram financeiramente com as startups de sucesso como a 99, iFood, PlayKids, entre outras.

Porém, os contadores precisam entender que o mercado de startups opera de forma diferente das demais empresas, pois elas trabalham em um cenário de risco. Faz-se fundamental, portanto, que a assessoria contábil também adeque seus serviços para atender às necessidades desse tipo de empresa.

3) Quais são os prejuízos quando operações contábeis são feitas de forma amadora?

As startups sempre buscam reduzir os gastos e, por conta disso, podem contratar contadores baseado apenas no valor da prestação de serviço. Por outro lado, esses profissionais podem ser inexperientes e não estarem preparados para atender às necessidades desse nicho.

Entre as principais ações amadoras executadas pelos contadores despreparados e seus respectivos prejuízos estão:

  • opção inadequada do regime de tributação, gerando custos com impostos desnecessários;

  • erros no cumprimento de obrigações tributárias principais e acessórias, ocasionando multas pelo fisco;

  • elaboração de relatórios imprecisos, causando incertezas sobre o negócio e a tomada de decisões equivocadas pelos gestores;

  • problemas em auditorias e descontrole das contas, ocasionando em saldos negativos e impossibilidade de obtenção de crédito perante instituições bancárias e financeiras;

  • balanços negativos, tornando o negócio não atrativo para investidores;

  • falta de conhecimento para auxiliar o gestor a tomar as decisões mais benéficas para o negócio.

Na maioria das vezes, isso ocorre pela falta de conhecimento sobre o tema, e é um erro que acaba levando à falência da startup, mesmo que a tecnologia ou produto desenvolvidos pela empresa sejam promissores.

Contadores experientes fornecem demonstrações contábeis (documentos que evidenciam a situação financeira e patrimonial da empresa) com dados reais, transparentes e de fácil entendimento; evitam problemas fiscais, reduzem custos, aumentam a produtividade dos colaboradores e muito mais.

4) Quais são as especificidades contábeis para esse mercado?

Os profissionais experientes sabem exatamente quais são as necessidades de startups e são capazes de atender às suas especificidades, o que inclui serviços como:

  • suporte para constituição da startup, definindo corretamente o tipo de empresa e enquadramento fiscal no seu registro;

  • colaboração no foco do negócio;

  • redução de gastos com equipe, calculando-se corretamente os custos de cada colaborador e elaborando de forma correta e rápida a folha de pagamento;

  • preparação para investimentos, levantando adequadamente os riscos para deixá-la mais atrativa para investidores;

  • elaboração de contratos de vesting, instrumentos que visam a retenção de talentos na empresa;

  • preparação de opções de compra, que torna o negócio ainda mais atrativo a investidores;

  • controle de indicadores de desempenho (KPIs) para acompanhar o crescimento da startup.

5) Como profissionais e escritórios de contabilidade podem se preparar para atender a esse nicho?

Uma das características marcantes das startups é ter a base tecnológica em suas operações. Dessa forma, as empresas e escritórios de contabilidade mais preparados para satisfazer suas necessidades são aqueles que também usam artefatos tecnológicos na prestação de serviços.

Softwares de gestão contábil

Soluções de gestão contábil são plataformas que integram os bancos de dados entre as empresas, tornando automática as operações puramente burocráticas, como realização de cálculos, elaboração da folha de pagamento, emissão de notas fiscais, organização de documentos.

Isso permite que os contadores se concentrem nas necessidades principais das startups. O sistema também contribuirá para aprimorar a troca de informações entre os setores, pois todos dados estarão unidos em uma única plataforma, eliminando erros e falta de informações entre os colaboradores.

Outras funcionalidades são a geração de demonstrativos em tempo real, utilização da tecnologia de computação em nuvem, eliminação de custos, erros humanos, atrasos e outros gargalos no fluxo de trabalho.

Suas funções garantem benefícios como o aumento da agilidade, produtividade, segurança e precisão nas operações, tanto para a contabilidade quanto para a empresa em que os serviços contábeis são prestados.

Certificados digitais

Certificados digitais são ferramentas que assinam digitalmente documentos, garantindo a mesma validade jurídica dos documentos físicos aos virtuais. Eles são codificados por meio de criptografia, cálculos matemáticos excessivamente difíceis de serem falsificados.

Eles são dotados de autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio, sendo completamente seguros. Entre seus benefícios estão o aumento da agilidade nos processos, redução de custos e sustentabilidade, consistindo em outra tecnologia relevante para startups.

A contabilidade de startups tem um viés mais estratégico e busca garantir mais investimentos, minimizar os riscos e despesas. Trata-se de um mercado excelentemente lucrativo aos contadores, ao passo que a adoção de tecnologias é fundamental para prestar um bom serviço e garantir o sucesso da startup.

Siga nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube para ficar por dentro de mais informações do seu interesse!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!