Gestão contábil

Conheça técnicas de aquisição e retenção de clientes para contadores

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Escrito por Fortes Tecnologia

Você com certeza já ouviu falar no termo, mas saber o real significado da aquisição de clientes? Resumindo, é uma das formas mais eficientes de o negócio conquistar receitas.

Por isso, esse deve ser um dos pontos a serem observados na gestão da sua empresa. No entanto, adquirir novos consumidores é sempre desafiador, principalmente para os pequenos negócios.

Neste post, vamos destacar os principais fatores relacionados à aquisição e retenção de clientes. Confira:

Conheça os melhores canais para aquisição de clientes

Para sua empresa ter sucesso na aquisição de clientes, é preciso investir em algumas estratégias. A seguir, mostramos 3 das principais.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma metodologia que tem foco na geração de conteúdo relevante para o seu público. Para isso, você pode criar um blog ou criar conteúdo nas suas redes sociais.

A partir do momento que você produz conteúdo de valor para os seus potenciais consumidores, a sua empresa ganha presença online e autoridade digital, criando uma audiência interessada naquilo que tem a dizer.

Os próximos passos são, aos poucos, introduzir essas pessoas no seu funil de vendas, a fim de que elas se tornem clientes.

Relacionamento com leads

Quando um prospect fornece seus dados em troca de algum material, como um e-book ou a assinatura de uma newsletter, ele automaticamente torna-se um lead. Ou seja, uma pessoa interessada no seu conteúdo pode, no futuro, comprar da sua empresa no futuro.

No entanto, para o lead transformar-se em cliente, é preciso se relacionar com ele. Assim, é indicado se comunicar por e-mail, fornecer novos materiais e praticar outras ações, que demonstram seu interesse em resolver problemas ou atender às necessidades dos potenciais consumidores.

Marketing direto

Trata-se de uma forma de falar com seu público de maneira direta e conquistar novos consumidores. O marketing direto tem a função de eliminar intermediários e pode estabelecer relações mais próximas com os leads, fazendo com que as conversões aumentem.

Entenda o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Agora que você sabe três técnicas para a aquisição de clientes, vamos falar de um termo essencial nessa área: o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que é essencial para entender e avaliar quanto cada consumidor custa para o seu negócio.

Como calcular o CAC

O cálculo dessa fórmula é muito simples: basta dividir a soma dos investimentos para conquistar um novo cliente pelo número de consumidores adquiridos em um período específico.

Suponhamos que, em três meses, sua organização investiu R$ 5.000 em marketing e vendas e conquistou 10 novos clientes. Isso indica que seu CAC é de R$ 500.

Para simplificar, a fórmula é a seguinte:

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

O CAC é muito relevante também porque revela aspectos muito importantes na tomada das decisões estratégicas. Se você percebe que o seu CAC não está bem, por exemplo, deve ter atitudes para reduzir os investimentos para adquirir novos consumidores e, assim, melhorar o desempenho do negócio.

Por conta de situações como essa, é cada vez mais essencial investir na fidelização dos consumidores. Para explicar melhor, vamos destacar do que se trata a retenção de clientes.

Invista na retenção de clientes

A retenção de clientes é uma estratégia que tem como foco principal a boa rentabilidade da empresa. Além de assegurar vendas de forma recorrente, ter uma base estável de consumidores significa reunir pessoas que defendem sua marca, o que é ótimo para os resultados que você espera, não é mesmo?

Abaixo, destacamos algumas das principais estratégias para você reter clientes.

Priorize a excelência no atendimento

Assegurar a excelência no atendimento é trabalhar para que os clientes vivam boas experiências em relação à sua empresa. Para isso, é essencial que você conte com um time qualificado para acompanhar toda a jornada do consumidor, desde o momento que a pessoa tem um primeiro contato com a empresa, até a hora do pós-vendas.

O objetivo é fazer com que o seu cliente tenha o máximo de benefícios e fique extremamente satisfeito com a sua postura.

Apresente resultados concretos

É crucial que a empresa apresente resultados de forma concreta. Isso significa que é necessário apresentar ao cliente os benefícios que ele conquistará ao adquirir seu produto ou serviço. Então, sempre que tiver uma oportunidade, não deixe de demonstrar como o cliente pode tirar vantagens das coisas que você ofereceu.

Organize-se em torno do cliente

Para ter uma boa estratégia de retenção de clientes, é imprescindível buscar melhorias em todas as frentes do negócio. Todos os seus negócios devem, no fim das contas, favorecer os clientes e não a empresa.

Entenda quais são as principais objeções dos seus consumidores e se prepare para ter entregas cada vez mais excelentes.

Valorize a sua marca

Quando você se relaciona com seus clientes, é essencial focar na reputação do negócio. Assim, é indispensável entender o que os clientes precisam. Por exemplo, caso você tenha novidades, é importante que fale para os atuais consumidores em primeira mão.

Para citar outra situação, sempre atue para que os clientes recebam os melhores benefícios. Os esforços empregados para expandir a base de consumidores também devem ser aplicados para fortalecer a fidelização.

Acompanhe as principais métricas

Para manter os clientes satisfeitos e conquistar novas oportunidades de negócios, é essencial acompanhar as métricas relacionadas aos consumidores. A seguir, destacamos as principais:

  • Churn Rate: é a taxa de cancelamento, crucial para medir o quão eficiente a equipe de vendas está sendo, além de fundamental para manter as receitas;

  • LFT (lifetime value): é utilizada para avaliar o quanto cada consumidor vai gerar de receitas para a empresa no decorrer do seu contrato;

  • NPS (Net Promoter Score): mede a porcentagem de consumidores que recomendariam seu negócio para familiares e amigos.

O que achou dessas ideias para aquisição e retenção de clientes? Embora não seja algo tão simples e fácil, está longe de ser um bicho de sete cabeças. Com disciplina e comprometimento, é totalmente possível construir uma estratégia eficiente para conquistar mais clientes, atingir objetivos e bater todas as suas metas.

Se você curtiu este texto, aproveite também para ler nosso post sobre sucesso do cliente e conferir 5 dicas para fidelizar e proteger sua marca.

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