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Conheça os 5 passos para fazer bem o seu controle de estoque

controle de estoque
Publicado em: 25/08/2017 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você já deve ter ouvido falar que estoque é dinheiro! E, logo, dinheiro não pode ser desperdiçado, por isso a importância de fazer controle de estoque de forma organizada.

Em outras palavras, controlar estoque é registrar tudo que entra e sai da empresa. Sabemos o quanto é trabalhoso fazer esse controle, mas é crucial para ajudar a sua empresa a otimizar tempo, fazer estimativas para os pedidos com os fornecedores, saber quais produtos saem mais e quais estão “encalhados” , isso tudo ajuda no momento de repor o estoque.

Um controle bem feito, o responsável do estoque terá o equilíbrio entre o estoque desnecessário e o estoque insuficiente, isso é resultado de uma boa gestão do estoque que certamente, trará resultados relacionados à redução dos custos empresariais.

O controle de estoque se aplica a todos os itens que você usa para produzir um produto ou serviço, de matérias-primas até produtos acabados.

Veja como começar a fazer controle de estoque em apenas 5 passos:

  1. Classificação do material

Você pode classificá-lo de acordo com a sua natureza agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso; Um sistema de classificação e codificação de materiais é fundamental para que existam procedimentos de armazenagem adequados, um controle eficiente do estoque e uma operacionalização correta do almoxarifado.

Se os responsáveis pelo estoque não contar com uma classificação, codificação e descrição no instante de procurar o produto armazenado, terá uma demora maior de encontrar o produto e também poderá encaminhar o produto errado para quem requisitou.  Leia também sobre a importância de codificar os produtos do seu estoque e como fazer.

  1. Definir estoque mínimo e estoque máximo para cada produto

O estoque mínimo também é chamado como estoque de segurança, ou seja, serve para identificar quando este item precisará ser comprado e não vir a faltar e deixar de efetuar a venda. Como também pode utilizar essa quantidade definida até o pedido de compra chegar na empresa.

Já o estoque máximo servirá para balancear a quantidade deste produto no estoque para não comprar demais e evitar alguns problemas como: espaço físico, não perder o prazo de validade dos produtos perecíveis e como falamos no começo do nosso post, não ter estoque muito tempo parado, porque estoque parado é dinheiro parado.

  1. Fazer inventário do seu estoque

Conte os produtos para saber qual é a quantidade real dos itens, classifique-os, para facilitar seu trabalho faça esse controle em uma planilha ou utilize um software de gestão de estoque e o mais importante de tudo isso, deixe os dados do seu produto sempre atualizados. Obviamente, o sistema não faz o controle de estoque sozinho, ele é apenas uma ferramenta para ajudar a controlar.

  1. Controle a qualidade do seu estoque

Seu estoque deve ser checado sistematicamente pela qualidade, as falhas identificadas, suas causas e também os produtos que não tem a qualidade esperada devem ser eliminados. Isto irá permitir que você resolva qualquer problema com seus fornecedores e ao mesmo tempo demonstre a segurança e a qualidade do seu produto para o seu cliente.

  1. Controlar o custo médio de cada produto

Representa o valor a ser contabilizado por meio de uma média dos gastos com a aquisição de cada produto. Dessa forma, desconsiderar um aumento recente pode gerar um preço mais baixo do que o necessário para manter as contas da empresa em dia.  Por isso, é fundamental utilizar o cálculo do custo médio para equilibrar o valor de venda e como consequência ter o lucro final na sua empresa. 

Você consegue identificar quais os produtos mais estratégicos e que saem mais da sua loja? Se não souber responder, saiba que você não é o único. Conheça a Curva ABC e saiba como pode ser aplicado em sua empresa, organizando melhor seu estoque e garantindo o sucesso do seu negócio

Não deixe de fazer o controle do seu estoque, para continuar atualizado acompanhe nossas postagens!

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Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

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