Conheça os 5 erros mais comuns no envio do inventário para o SPED Fiscal

Conheça os 5 erros mais comuns no envio do inventário para o SPED Fiscal
2 minutos de leitura

O envio do inventário para o Sped Fiscal é um método de registro que permite saber em qualquer momento o estoque existente.

Ou seja, os materiais existentes em armazém ou almoxarifado. Este método possibilita determinar os lucros e perdas de um determinado negócio. 

Os totais do inventário devem ser informados ao SPED Fiscal através do Bloco H que deve ser entregue conforme os prazos previstos na legislação. 

A escrituração do inventário pode ocorrer no final do período na mudança de forma de tributação da mercadoria, na solicitação de baixa cadastral, na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte ou por solicitação da fiscalização.

É de extrema importância um acompanhamento efetivo dos itens da empresa, pois um simples erro no controle do estoque pode gerar um retrabalho, perda de produtividade e furos no estoque da empresa.

No post de hoje, você confere cinco erros mais comuns no envio do inventário para o SPED Fiscal.

Principais erros na geração do Inventário para o SPED Fiscal

1. Situação dos produtos no SPED:

A situação do produto nada mais é que a classificação da mercadoria para a empresa que está enviando a obrigação acessória. Exemplo: mercadoria para revenda, matéria prima etc.

2. Contas Contábeis:

A conta contábil tem por finalidade vincular o item ao plano de contas do Setor Contábil. Tal informação é de extrema importância, pois ao ser gerado o SPED ECF, também será informado o saldo da conta de estoques que deve ser o mesmo enviado para o SPED Fiscal.

3. Motivo do inventário:

Quando se tratar do estoque final mensal ou outra periodicidade, na geração do SPED Fiscal o inventário deverá ser informado com o motivo “No final do período”.
Os demais motivos existentes somente deveram ser informados quando ocorrer o fato.

Exemplo: Na solicitação de baixa cadastral – por ocasião da solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações.

4. Falta de Comunicação com o Setor de Compras:

Um dos grandes problemas encontrados na geração do inventário é o excesso ou a escassez de mercadorias. Isso ocorre devido à falta de comunicação entre os setores da empresa.

Como consequência dessa falta de comunicação, é a venda de um produto sem a sua devida entrada, o que ocasiona a omissão de compras sendo tal fato passível de multa.

5. Padronização dos Cadastros:

Para a correta geração do inventário, é fundamental que os itens sejam cadastrados obedecendo um padrão de códigos, nomes e classificação.

Porém, um dos maiores erros cometidos é a falta de padronização dos cadastros, que ocasionará a duplicidade de itens no cadastro, influenciando diretamente no levantamento do inventário da empresa.

Você já se deparou com alguma dessas situações? Quais medidas adotadas? Compartilhe conosco sua experiência, estamos ansiosos. 

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!