Conheça as 4 razões estratégicas para automatizar os processos de RH

Conheça as 4 razões estratégicas para automatizar os processos de RH
3 minutos de leitura

Automatizar os processos de RH não é uma tarefa fácil, principalmente, sabendo que os colaboradores são considerados um dos principais ativos de uma empresa. Afinal, eles são a força de trabalho que faz o negócio crescer.

E o grande responsável por gerenciar esses ativos é o departamento de RH (Recursos Humanos), o que o torna um dos setores mais importantes de uma organização. No dia a dia, o RH se encarrega de atrair os melhores talentos e de gerenciar todo o ciclo de vida de cada membro da equipe.

E para que essa gestão seja eficiente, os responsáveis pelo RH precisam planejar e organizar minuciosamente os inúmeros processos. Mas esta não é uma tarefa muito fácil se feita manualmente.

Em muitas empresas, as informações ainda são coletadas de forma manual e registradas em planilhas de papel, o que leva tempo, não garante a veracidade dos dados e nem possibilita o gerenciamento eficaz do ciclo de vida dos colaboradores.

É por isso que os departamentos precisam automatizar seus processos. A seguir, daremos 4 bons motivos para sua empresa automatizar os processos de RH por meio de um sistema de gestão de pessoas. Confira:

4 bons motivos para sua empresa automatizar os processos de RH

1) Simplifica o controle da folha de pagamento

O fechamento da folha de pagamento é um dos processos mais complicados de se fazer manualmente. Ele exige a coleta de várias informações da equipe, como admissões, demissões, afastamentos, faltas, horas extras, férias, etc.

Quando todos estes dados precisam ser registrados em planilhas de papel, o processo de fechamento acaba tomando boa parte dos profissionais do departamento de Recursos Humanos.

E como são muitas informações, eles acabam correndo o risco de cometer algum erro na hora de digitá-las ou escrevê-las nas planilhas, o que gerará prejuízos.

Mas se os profissionais automatizarem a coleta de todos esses dados, por meio de um sistema de gestão, eles conseguirão obter mais facilmente na hora de fazer o fechamento da folha. E como os dados coletados são precisos, eles não irão cometer nenhum equívoco.

2) Assegura o cumprimento das obrigações trabalhistas

Erros na folha de pagamento devido ao cálculo incorreto das horas podem gerar multas e processos trabalhistas. E mesmo que a empresa delegue a tarefa de contabilizar as horas a um profissional específico, ainda assim ela estará sujeita a erros, já que ele não pode fazer o cálculo de uma forma tão precisa quanto um sistema de gestão. Este, por meio de um ponto, calcula automaticamente as horas, faltas, atrasos, etc., sem quaisquer erros.

3) Reduz os custos do departamento

Quanto mais tempo a equipe de RH passa coletando dados, fazendo relatórios e realizando avaliações de desempenho por meio de métodos manuais, menos valor ela gera para a organização.

Isso porque os profissionais estão perdendo tempo com tarefas que podem ser realizadas automaticamente, o que reduz a eficiência de seu trabalho e gera custos altíssimos para a organização.

4) Permite que os responsáveis ajam estrategicamente

Engana-se quem pensa que o trabalho do RH envolve apenas a atração dos melhores talentos e o controle das folhas de pagamento. A sua principal missão é, na verdade, cuidar do ambiente de trabalho.

Os profissionais de RH devem promover ações para melhorar a qualidade de vida dos membros da equipe e criar políticas de valorização e reconhecimento, para mantê-los motivados e comprometidos com os objetivos do negócio.

Mas se boa parte de seu trabalho não é automatizado, eles não terão tempo para planejar tudo isso e agir estrategicamente para gerar melhores resultados para a empresa.

Se o único objetivo do RH é cuidar das contratações, das demissões e das folhas, então ele não está cumprindo o seu papel principal, que é de cuidar dos colaboradores. E, neste caso, ele dá pouquíssimo valor para a organização.

Ficou convencido de que sua empresa precisa automatizar os processos do RH? Então aproveite para conhecer as soluções da Fortes para gestão de pessoas ou deixar suas dúvidas nos comentários!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!