eSocial

Conheça 6 oportunidades geradas pelo eSocial para contadores

Conheça 6 oportunidades geradas pelo eSocial para contadores 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 30/08/2017 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já pensou a respeito das oportunidades geradas pelo eSocial para contadores? Enquanto a implementação desse sistema representa um verdadeiro desafio que as empresas devem superar, para um profissional, ela pode se tornar a chance de expandir o negócio.

Por exigir a revisão de processos e unificar o envio das informações dos colaboradores, essa ferramenta permite que os contadores possam entrar em novas frentes de trabalho. Para isso é preciso capacitação e execução de um bom trabalho a fim de conquistar vantagem competitiva.

A dúvida é: quais são essas oportunidades? No post de hoje, vamos indicar algumas ações que podem ser realizadas para você aumentar os serviços do seu escritório e oferecer um suporte maior aos seus clientes.

Então, vamos lá?

eSocial para contadores

As empresas estão precisando adequar seus sistemas para a implantação do eSocial. Os contadores, por sua vez, devem atender às demandas desse novo cenário. É nesse momento que surgem outras possibilidades na carreira.

Quer saber quais são elas? Confira a seguir:

1. Consultoria para empresas

A consultoria é uma modalidade que pode ser oferecida pelo contador a seus clientes. A ideia é indicar o que deve ser modificado a partir da implantação do eSocial e de que forma esse sistema afeta a rotina contábil da empresa.

Note que a grande modificação do eSocial é repassar para o ambiente digital as obrigações que as empresas sempre precisaram cumprir. A diferença, além da informatização, é a inclusão de novas informações cadastrais, que passam a ser obrigatórias pelo layout do eSocial.

O papel de consultor a ser adotado pelo contador serve para informar sobre a necessidade de adequação e, assim, iniciar os primeiros passos rumo a esse caminho. Ele atua como recurso importante para a modificação da cultura organizacional em relação ao fisco e também à profissionalização da gestão.

Atuando dessa forma, o contador consegue consolidar sua participação nesse novo mercado e se diferenciar da concorrência.

2. Treinamento de equipes

As novas exigências do eSocial e a necessidade de integrar o sistema que a empresa possui ao do projeto requerem que as equipes sejam capacitadas para os processos que serão implementados.

O principal é que as informações encaminhadas ao sistema tenham qualidade. Para que esse resultado seja alcançado, as empresas precisam alterar as rotinas de seus colaboradores.

Isso exige maior capacitação para que todas as dúvidas sejam sanadas e os profissionais da empresa estejam prontos para enviar os dados corretamente. Caso contrário, a companhia pode ser até penalizada e sofrer a aplicação de multa.

Outro motivo que justifica a melhor capacitação é a recomendação de auditorias digitais prévias para antecipar a análise feita pelo fisco na avaliação das escriturações contábeis e fiscais.

3. Organização dos novos processos a serem implementados

A implantação do eSocial é uma oportunidade de os clientes administrarem bem os seus negócios e usarem a tecnologia para consolidar e enviar as informações solicitadas pelo fisco.

Você, contador, pode ajudar a organizar esses novos processos. Uma forma de fazer isso é conscientizar os clientes sobre a importância de estarem adequados e quais passos devem ser dados para essa finalidade.

Lembre-se sempre de indicar a adoção de um sistema que facilite a gestão e esteja adequado ao eSocial, ou seja, que integre informações trabalhistas, tributárias e contábeis.

A ideia é que o contador ajude a estabelecer um novo fluxo de comunicação e entrega de documentos, que integre os departamentos e unidades empresariais.

4. Revisão de honorários

Os contadores dependem de honorários, que são o valor pago pelos seus serviços. O aumento de funções desses profissionais e serviços extras, como a consultoria, exige a revisão dos valores cobrados. Isso também é justificado pela especialização do serviço.

Atualmente, o contador precisa estar mais atento aos prazos de envio das informações, bem como aos documentos necessários. Esse novo cenário exige que o profissional esteja de acordo com o que o mercado pede — e cobre por essa atualização e melhoria de seus próprios serviços.

5. Especialização profissional

O eSocial exige uma rotina diferenciada para a transmissão dos registros de informações. As empresas e os profissionais da Contabilidade precisam rever a legislação e se atualizarem em relação aos prazos e todas as obrigatoriedades.

Essa é a oportunidade de você se especializar e investir em cursos para estar capacitado para a nova ferramenta. Aproveite para também compreender melhor como funciona a interligação de dados e departamentos, como o Contábil, de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação etc.

Como essas informações geram custos para as empresas é a chance de você se especializar e ter mais conhecimentos que vão agregar valor ao seu negócio.

Essa é uma tendência que está sendo cada vez mais verificada. Alguns escritórios se especializaram em determinados segmentos para oferecer um serviço mais qualificado.

6. Implantação de inovações tecnológicas

As inovações tecnológicas e a implementação de sistemas exigidas pelo projeto todo do SPED, inclusive o eSocial, são formas de o contador modificar os seus procedimentos e se adequar às normas internacionais.

Esse é o momento da modernização, uniformização e centralização das informações e adequação às rotinas contábeis aos padrões internacionais. Para o contador é a chance de aumentar sua qualidade técnica e conquistar novos espaços, seja nas empresas, seja em seu próprio escritório.

Isso significa que o aumento da informatização e a necessidade de uso de sistemas tecnológicos levam à melhoria da qualidade profissional. Ao mesmo tempo, também facilita o trabalho do contador e torna as atividades menos burocráticas.

Outros fatores relevantes são o aumento da produtividade e a garantia de mais tempo disponível para atender aos clientes e atuar em ações estratégicas, que levem a processos melhores executados, e à redução de erros e retrabalho.

Webinar eSocial - Prepare-se

Aproveite esse momento para utilizar as oportunidades que indicamos ao seu favor. Esse é o momento de você destacar o seu escritório e ter mais retorno.

O eSocial para contadores é a melhor forma de obter benefícios enquanto profissional e também para poder se destacar no mercado de trabalho. Se você gostou do post, siga a gente no Facebook, Twitter e YouTube para ter acesso a conteúdos exclusivos!

 

Tenha os principais multas do eSocial neste infográfico completoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar