Conciliação Contábil: veja como é simples conciliar as contas contábeis da sua empresa

Conciliação Contábil: veja como é simples conciliar as contas contábeis da sua empresa
2 minutos de leitura

A Conciliação Contábil trata-se da conferência mensal, semestral ou anual de cada conta contábil para que seu saldo possa ser validado.

Muitas vezes, durante o processo de conciliação o usuário encontra várias dificuldades, dentre elas podemos destacar a falta de informação para saber a qual documento pertence um determinado lançamento contábil.

Por isso, você, caro usuário, não pode deixar de utilizar a conciliação automática disponibilizada pelo Fortes Web.

De forma prática, o sistema realiza a conciliação levando em consideração o valor do lançamento e o número do documento.

Como fazer a conciliação no Fortes Web

No Módulo Contábil acesse a opção “Conciliação”, informe a conta contábil, o período a ser conciliado e, em seguida selecione a opção de filtrar para que seja exibida a tela:

Nesse exemplo, utilizaremos a conta “Fornecedores Diversos”, onde iremos conciliar a compra de uma mercadoria do fornecedor em questão, no valor de R$ 1.000,00 conforme nota fiscal Nº1 e faremos o pagamento da respectiva compra.

Primeiramente vamos entender as etapas da conciliação:

Lançamento não conciliado: É aquele lançamento que você ainda não fez a análise, ou seja, não iniciou o processo de conciliação.

Lançamento parcialmente conciliado: Trata-se do lançamento que já foi iniciada a conciliação mas que ainda não foi concluída.

Lançamento conciliado: Nesse caso a conciliação foi concluída, vinculando os lançamentos contábeis com seus respectivos documentos.

Conciliando os lançamentos contábeis

Na tela da conciliação, localize a coluna “Nr. Doc.” e informe o número do documento, pois dessa forma o lançamento será marcado como parcialmente conciliado conforme imagem:

Finalizando a conciliação, caso ainda não tenha feito o lançamento do pagamento da compra dessa mercadoria com o mesmo valor e número de documento, clique na opção novo e realize o lançamento de acordo com as informações solicitadas na tela a seguir:

Feito o lançamento, caso o total dos débitos e créditos bem como o número do documento sejam iguais, o sistema realizará a conciliação automática.

Viu como é fácil?

Esse é o Fortes Web, seu escritório contábil em qualquer lugar.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!