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Conciliação Bancária Automática: saiba como fazer no Fortes Contábil

Conciliação Bancária Automática: saiba como fazer no Fortes Contábil 1
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 08/05/2019 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A conciliação bancária automática vai otimizar o processo de conciliação da conta banco com os lançamentos, tudo em uma única tela com a possibilidade de fazer os lançamentos de forma mais rápida e eficiente.

Através da conciliação, é possível mapear as contas para que – no momento da importação do extrato bancário – os lançamentos já sejam gerados automaticamente.

Veja abaixo e aprenda como fazer direto no Fortes Contábil.

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Como fazer?

Confira abaixo de forma mais detalhada sobre a funcionalidade:

É preciso importar o extrato bancário em movimentos – extratos bancários – conciliação bancaria.

Existem duas formas de ser feito a conciliação bancária. A primeira é importando o arquivo (com os formatos OFX ou RET) e a outra clicando em novo e fazendo o lançamento do extrato manualmente. A seguir, veja a demonstração sobre a nova ferramenta de conciliação.

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Ao clicar na opção Importar, aparecerá a tela abaixo com os detalhes da importação do extrato bancário.

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Depois de preencher todas as informações necessárias, para a importação do arquivo de extrato, será preciso clicar em OK. Após o clique, aparecerá a seguinte informação:

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Resumo do extrato bancário demonstra informações sobre o extrato bancário que está sendo importado, como número da conta, período do extrato e quantidade de lançamentos.

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Depois de importado o extrato bancário, será preciso de uma confirmação – caso desejar realizar a conciliação do extrato imediato. Se clicado em Sim, vai aparecer outra confirmação, conforme imagem abaixo.

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Mapeamentos

Mapeamentos são lançamentos pré-definidos com base em um palavra chave do histórico que servirá como parâmetro no momento da importação do extrato para que sejam feitos os lançamentos automáticos, com base no histórico do próprio extrato.

Dica: sempre fazer os mapeamentos antes da importação do extrato, para que na hora da importação o sistema já reconheça os mapeamentos.

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Clicando em Novo F2, aparecerá a tela para fazer um novo cadastro dos mapeamentos, conforme imagem abaixo:

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  • Nome: será o nome para identificação do mapeamento
  • Expressão: será a expressão do extrato bancário (histórico dos extratos)
  • Conta da contra partida: será a conta de contra partida do banco que vai ser utilizada
  • Estabelecimento: será preciso colocar o estabelecimento do lançamento
  • Centro de Resultado: será preciso colocar o centro de resultado do lançamento
  • Histórico: poderá ser colocado um histórico padrão ou poderá ser informado manualmente. Esse será o histórico do lançamento.

Depois de ter criado os mapeamentos, será preciso ir em movimentos – extratos bancários – conciliação bancária e em seguida clicar em Conciliar. Aparecerá a seguinte imagem abaixo:

Mas fica uma dica: se a opção de Conciliar estiver inabilitada é porque não existe nenhum extrato importado.

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Para clicar na opção Mapear, será preciso ter um lançamento selecionado na parte de Lanç. Não Conciliados do Extrato. Depois abrirá a seguinte tela abaixo, para serem criados os mapeamentos, como será explicado na sequencia.

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Detalhes do Mapeamento

Se selecionado a opção Mapear Lançamento, será preciso criar mapeamentos como explicado anteriormente.

Se for na opção Gerar Novo Lançamento,  será criado um novo lançamento (preenchendo as informações de Conta de contra partida, estabelecimento, centro de resultado e histórico), fazendo assim a geração de um novo lançamento. Não será gravado o mapeamento para que em outra ocasião seja utilizado de forma automática.

Para utilizar a opção Conciliar Marcados, é preciso marcar o mesmo lançamento (mesmo valor e data do lançamento do extrato bancário) na coluna de Lanç. Não Conciliados do Sistema, ou seja, mesmos valores (sejam vários lançamentos diferentes, só que no final tem que bater o débito com o crédito) e com a mesma natureza, caso esteja algo errado o sistema avisará a inconsistência.

Para poder marcar a opção, que fica localizada na coluna Lançamentos a serem Gerados pelo Mapeamento, é preciso ter lançamentos criados no mapeamento, em seguida só é preciso marcar os lançamentos para poder ser gerado com sucesso.

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Caso queira editar o lançamento antes de ser gerado, basta clicar em  (lembrando que é preciso editar o lançamento que deseja editar, um a um), quando for clicado aparecerá a seguinte tela abaixo:

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O que acontece depois de gerados os lançamentos?

Depois de gerados os Lanç. Não conciliados do Extrato ou dos lançamentos a serem gerados pelo mapeamento os lançamentos vão ser direcionados para lançamentos conciliados.

Quando estão nesse campo, os lançamentos já foram gerados para o sistema e marcado como conciliados, caso queira desfazer a conciliação basta selecionar os lançamentos que deseja desfazer e clicar em Desfazer Conciliação, com isso o(s) lançamento(s) serão direcionados para Lanç. Não conciliados do sistema.

Caso queira conciliar novamente esse lançamento é preciso marcar os lançamentos da coluna Lanç. Não conciliados do sistema e o respectivo lançamento na coluna de Lanç. Não conciliados do extrato.

Depois te ter feitos todos os mapeamentos, conciliações e gerações, bastam visualizar seus lançamentos que foram importados.

Caso queira visualizar somente sua importação de extrato bancário em algumas ferramentas do sistema, existe uma opção chamada de origem(somente em algumas ferramentas) com isso, você pode filtrar seus lançamentos por origem conciliação bancários, não emissão do relatório vai sair somente lançamentos com origem conciliação bancária.

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

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