Como justificar e abonar as faltas por atestado médico no Fortes Ponto

Como justificar e abonar as faltas por atestado médico no Fortes Ponto
3 minutos de leitura

Os atestados médicos servem para justificar e/ou abonar as faltas ou ausência por um período do empregado ao trabalho devido à sua incapacidade por causa doença ou acidentes ocorridos e não ocasionar a perda da remuneração correspondente, quando o problema de saúde impossibilita o funcionário de trabalhar, é seu direito ter a falta abonada após a apresentação de um atestado médico.

De acordo com a Lei nº 605/49, a ausência ao trabalho por motivo de doença deve ser comprovada mediante atestado médico, caso contrário a falta será tida como injustificada e acarretará a perda da remuneração do dia. A falta injustificada ao serviço também enseja a perda da remuneração do repouso semanal

Parametrização no sistema

 O usuário deve primeiramente cadastrar a classe profissional de saúde  acessando o menu: Cadastro> Classe profissional e clicar na opção Novo, o sistema apresentará a tela abaixo:

 

Deve ser informado a Sigla que identifica o profissional e sua descrição.

Após realizar o cadastro da Classe profissional o usuário deve cadastrar o profissional de saúde acessando o modulo: Cadastro> Profissional de saúde e clique na opção Novo.

Nessa tela informe a Unidade de federação, a classe profissional, o número de registro e o nome do profissional.

Cadastro de Atestados

Para inclusão do atestado médico do empregado o usuário deve cadastra-lo como justificativa de faltas: Movimentos> Justificativas de Falta, Justificativa de Atrasos /saídas antecipadas: Movimentos> Justificativa de Atrasos /saídas antecipadas ou Afastamentos: Movimentos> Afastamentos.

Ao realizar o cadastro das justificativas ou afastamentos, o usuário deverá preencher as informações do atestado conforme apresentado na imagem abaixo:

 

Emissão do Relatório

Para emitir o relatório de atestados deve-se acessar o menu:  Relatório> Atestados, será apresenta a seguinte tela:

O sistema permite filtrar pelo o período que foi incluso o atestados, empregados, Estabelecimentos, Lotação, Cargo, Obra/Tomador, Empregado, Unidade de Federação, Classe, Registro do profissional de saúde, Filtro para abono: Todas, somente Abonadas ou somente não Abonadas e Leiaute Completo, Detalhado ou Resumido.

Na aba de configuração é apresentada uma tela onde o usuário deve informar se deseja que seja exibido  no relatório os afastamentos, faltas e Atrasos/AS.

Clicando na opção visualizar o relatório será emitido, apresentado a quantidade de Afastamentos, Faltas e Atrasos do empregado de acordo com período informado.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!