Gestão e Negócios

Como garantir a tomada de decisão baseada em dados?

como-garantir-a-tomada-de-decisao-baseada-em-dados
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 27/01/2020 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Está sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo.

Diariamente, as empresas geram dados e o fluxo de informação aumenta de maneira exponencial, o que pode dificultar muito a análise e uma tomada de decisão consciente e eficaz. As informações provêm das inúmeras fontes de dados e é preciso fazer um estudo mais detalhado e organizado a fim de direcionarem o rumo do empreendimento.

Logo, se torna muito importante aproveitar essas oportunidades que a tecnologia oferece, pois elas tornam o processo de tomada de decisões estratégicas ainda mais eficiente, o que gera uma vantagem competitiva no mercado. Porém, como fazer isso corretamente? Neste post, falaremos mais sobre a importância dos dados em uma empresa e como utilizá-los como base para a tomada de decisão. Boa leitura!

Qual é a importância dos dados para a tomada de decisão?

Visão ampla sobre o cliente

A análise de dados em tempo real possibilita que se tenha clientes mais satisfeitos e também leva a uma visão global sobre eles. Além disso, pode-se reconhecer quais são as preferências deles e os gargalos da comunicação que impossibilitam a divulgação dos dados.

É possível encontrar os problemas mais graves com os sistemas para a captura de informações e corrigi-los de forma mais rápida. Assim, a organização pode decidir qual caminho seguir, assegurando um serviço mais personalizado e em conformidade com o que o consumidor de fato necessita.

Processos mais ágeis

Os sistemas para gestão de dados em tempo real disseminam a informação de maneira condensada, viabilizando sua análise imediata. Esse procedimento diminui a necessidade de grandes relatórios para analisar os dados, visto que eles já chegam prontos.

Dessa forma, os funcionários que anteriormente eram responsáveis pela coleta de dados e elaboração desses relatórios, agora podem ficar disponíveis para outras tarefas, ou seja, não é apenas a análise de dados que fica mais ágil, mas ela também possibilita que outros procedimentos sejam mais eficazes, pois eles têm a colaboração de todos os setores da empresa.

Redução das falhas

Quando há acesso aos dados em tempo real, é possível que se tenha uma imagem mais clara e precisa sobre a situação das operações do negócio, interferindo de forma considerável na tomada de decisões estratégicas, visto que elas estarão de acordo com os objetivos da empresa, ocasionando processos com fluência e que não prejudiquem a produtividade.

Com a utilização de ferramentas para análise de dados, toda informação útil ficará disponível em uma única plataforma, tornando os processos mais ágeis e reduzindo de forma considerável as chances de falhas nas atividades, principalmente devido à chance de previsão dos acontecimentos. Se for usada a tecnologia em nuvem, o acesso fica ainda mais simples, podendo ser feito com qualquer aparelho conectado à internet.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como garantir que as decisões em sua empresa sejam tomadas com base em dados?

Identificar o problema

Você já parou para pensar que estava focando todos os seus esforços em um problema que não estava bem-definido? Se respondeu sim, pode ter certeza de que não está sozinho. Aí é que percebemos a importância de identificar o problema enfrentado. É imprescindível ter conhecimento sobre o que deve ser solucionado para tomar as decisões certas e melhorar os resultados do empreendimento.

Fortes tecnologia apresenta indicadores estrategicosPowered by Rock Convert

Definir indicadores

Depois de identificar o problema, é preciso definir indicadores que possam ser analisados e que nortearão o mapeamento de possíveis soluções. A partir da revolução digital, qualquer ação pode ser mensurada. É importante fazer as seguintes perguntas:

  • O que necessário para realizar um mapeamento a fim de solucionar tal problema?
  • Como vou realizar esse mapeamento?
  • O quanto essa informação é importante para possíveis soluções?

Também vale ressaltar que quanto mais complexa for a situação, maior será a necessidade de questionamento. No entanto, jamais perca o timing — cálculo do momento oportuno!

Você também vai gostar destes conteúdos 👇
📌 Data driven: cultura orientada por dados na sua empresa
📌 [eBook] Gerenciar indicadores estratégicos: guia definitivo
📌 Trabalho home office: vantajoso para os funcionários e para os negócios

Agrupar dados

No processo de estruturação, é possível agrupar os dados. A grande maioria dos gestores não tem tempo suficiente para agrupar os dados e informações. Identificar ferramentas que sejam capazes de coletá-los, estruturá-los e classificá-los de maneira padronizada, retirando o valor real deles, é uma solução simples para essa situação.

A partir da análise das informações que foram coletadas e organizadas, é possível ter insights que serão fundamentais para adotar práticas que evitem possíveis problemas. Tenha em mente que as decisões baseadas em dados costumam ser bem mais eficazes do que aquelas pautadas somente em intuições.

Usar softwares de gestão confiáveis

Um software confiável é direcionado para o monitoramento de atividades do negócio, tendo a responsabilidade de apresentar indicadores em tempo real. O fato é que quanto mais a tecnologia avança, mais precisamos trabalhar com enormes volumes de dados.

Por essa razão, é essencial contar com um sistema em sua empresa que seja capaz de analisá-los e transformá-los em informações sólidas, visto que elas são fundamentais para gerar bons insights e servir de base no momento de tomar decisões, o que aumenta significativamente as chances de conquistar os resultados esperados.

Criar uma cultura data-driven dentro da empresa

Pode ser que a hesitação em usar dados como base de decisões esteja ligada à falta de uma cultura data-driven na organização, ou seja, não existe ainda uma equipe norteada por dados, o que dificulta o alcance dos objetivos.

Em outras palavras: averiguar dados, por si só, não é nenhuma novidade. Uma organização séria sabe que deve realizar estudos prévios, como entrevistas com clientes e uma pesquisa de mercado, antes de qualquer atitude.

Todavia, nos últimos anos, vem acontecendo uma democratização de dados, já que eles são produzidos em escalas cada vez maiores e a todo instante. As informações são tão relevantes que não é possível mais ignorá-las e deixá-las em segundo plano.

Por fim, é importante ressaltar que o processo avaliativo é feito conforme as demandas da empresa. Por esse motivo, ele disponibiliza informações úteis, facilitando o procedimento de compreensão e ajudando na tomada de decisão estratégica. Além de evitar erros e possibilitar a previsão de ocorrências, esse procedimento traz uma visão geral da empresa e do cliente.

Gostou deste post? Então não perca mais tempo e conheça já os sistemas de gestão da Fortes Tecnologia e suas vantagens.

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar