Gestão contábil

Como a satisfação do cliente no escritório de contabilidade ajuda a conquistar novos contratos?

Como a satisfação do cliente no escritório de contabilidade ajuda a conquistar novos contratos? 1
Atualizado em: 07/12/2017 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Hoje, seguiremos com mais um artigo escrito pelo Trend Maclarren, e traduzido por mim, em que tratamos sobre a experiência do cliente no escritório de contabilidade.

Você já parou para pensar que a forma como você se relaciona com os seus clientes é um grande impulsionador da sua ampliação de contratos? Para que o seu escritório tenha sucesso a experiência do cliente deve ser tida como uma prioridade.

Quer aprender dicas de como encantar e medir a satisfação dos seus clientes? Leia o post abaixo!

No artigo anterior, discutimos como o ambiente e a atmosfera do seu escritório podem criar uma experiência hospitaleira para seus clientes.

No entanto, você pode ter o melhor ambiente do mundo – um saboroso café fresco, biscoitos, bolos ou sofá super confortável – mas sem esse doce elemento humano, o sorriso e uma calorosa recepção, tudo vai por água abaixo.

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Processo de comunicação do cliente

Imagine um potencial cliente entrando em seu escritório contábil. Em primeiro lugar, você precisa encorajar os membros da sua equipe a cumprimentar cordialmente esse candidato. É importante apertar a mão e falar o nome dele.  Ele deve  sentir-se à vontade em cada ponto de contato, em especial neste primeiro momento.

Então, uma vez que ele entrou em seu escritório de contabilidade, foi recebido amistosamente pela recepcionista, sentou-se confortavelmente e recebeu um café fresco, água gelada e, por que não, uma guloseima regional (pão de queijo, bolo de rolo, bolo de tapioca ou um pedaço de cuca). Agora sim, ele está  pronto para entrar em sua sala de reuniões.

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Engajamento do cliente e fechamento do contrato

Pessoalmente, penso que quanto mais cedo eu fechar o negócio e colocar o trabalho em produção com a minha equipe, melhor. Não gosto de escrever propostas no Word, imprimi-la, assiná-la, digitalizá-la e enviá-la por e-mail para o meu cliente. E, após obter o aceite da proposta preparar um contrato, imprimir, assinar. Tudo isso leva muito tempo e eu quero começar a atender o cliente o quanto antes.

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Medindo a satisfação do cliente

A realidade é que esta abordagem da experiência do cliente pode ser usada em todas as facetas da sua empresa. Basta colocar-se no lugar do cliente e se perguntar:  isso é algo que  eu ficaria realmente feliz? Como eu classificaria essa experiência de 0 a 10? Se você der um nove ou 10, então você está fazendo um bom trabalho.

Mas escute a opinião de sua equipe. E, principalmente o feedback dos seus clientes.

Use a métrica do Net Promoter Score. Nesta metodologia, a nota sete ou oito até passa. Mas se for seis ou menos, procure entender o que houve. Sua marca está sendo afetada por uma percepção ruim do cliente.

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Leia o texto completo aqui.

Quer aprender sobre o cenário atual do mercado americano e conhecer algumas tendências? Leia esse post!

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Sobre o autor

Roberto Dias Duarte

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