Como identificar o candidato ideal para seu escritório de contabilidade?

Como identificar o candidato ideal para seu escritório de contabilidade?
3 minutos de leitura

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que selecionar candidatos para a empresa costuma ser uma tarefa que demanda planejamento, tempo e dinheiro. Além disso, é preciso muita sensibilidade para escolher o profissional adequado para a vaga, com um perfil alinhado com as habilidades e características exigidas pelo cargo.

Nesse caso, não basta que o candidato ideal seja um profissional competente e experiente. É indispensável que ele atenda às necessidades da empresa, esteja preparado ou tenha potencial para realizar as suas atividades com excelência e apresentar os resultados esperados pela empresa.

Neste post, vamos dar dicas essenciais para você encontrar e reter talentos em seu escritório. Mostraremos como avaliar o profissional e quais as habilidades ele precisa ter para fazer a diferença em seu negócio. Acompanhe!

Como avaliar o candidato ideal?

Para dar uma efetiva resposta às necessidades do atual mercado de trabalho, é preciso avaliar o profissional adequado à sua empresa. Dessa forma, é essencial que você analise os candidatos da melhor forma possível. A seguir, mostramos o que deve ser feito.

Saiba quem você procura

Saber identificar se o candidato tem o perfil da vaga torna a seleção mais simples e eficiente. É importante que a gestão envolvida no processo de contratação repasse ao RH o perfil que se faz necessário para o preenchimento da oportunidade. Trata-se de uma das fases mais importantes, pois aumenta a possibilidade de acerto do recrutador.

Faça a triagem de currículos

A análise curricular funciona como uma espécie de peneira, em que o recrutador descarta apenas os candidatos que não apresentam afinidade com a área ou que não possuem consistência para assumir a vaga em aberto.

O currículo não é tudo, uma vez que é fundamental o contato presencial para que seja feita uma análise comportamental do que está escrito no documento e do que o candidato afirma possuir.

Realize testes práticos

Para identificar se o candidato tem o perfil para ocupar a vaga, é necessário se assegurar de que ele está pronto para cumprir as atribuições da função. Algumas profissões envolvem muita responsabilidade, técnica e experiência.

Nesse caso, as informações apresentadas na teoria devem ser confirmadas por meio da prática. Isso pode ser feito, por exemplo, com testes específicos, que são capazes de mensurar o conhecimento, o que facilitará a tomada de decisão.

Invista em diferentes dinâmicas antes de definir a contratação

Não adianta encontrar profissionais que preencham todos os requisitos técnicos e deixar de lado as questões psicológicas e comportamentais. Para avaliar se o candidato tem o perfil completo, podemos apostar nas dinâmicas de grupo, entrevistas técnicas e comportamentais e na busca de referências externas.

Quais habilidades o contador precisa ter?

A profissão de contador é uma mais promissoras do mercado. Mas, assim como em qualquer carreira, ele precisa preencher uma série de habilidades para se destacar em um escritório e ter sucesso em suas atividades.

Logo abaixo, destacamos algumas das principais habilidades para quem vai desenvolver essa função e como desenvolvê-las. Acompanhe!

Qualificação contínua

Os melhores profissionais do mercado são aqueles que se qualificam continuamente. No caso do contador, não é diferente. Nesse sentido, é preciso que ele tenha uma mentalidade voltada para sempre buscar novas ideias e habilidades.

Assim, é necessário participar de palestras, seminários e congressos. Da mesma forma, também é preciso se atualizar por meio de sites, blogs, revistas, sites, livros etc. Agindo dessa forma, o profissional adquirirá novos conhecimento, de forma a ter mais condições de desenvolver suas atividades com excelência.

Ética

Obviamente, a ética é uma habilidade que deve fazer parte da rotina de qualquer profissional. Por isso, no caso da contratação de um contador, é essencial avaliar se os seus valores estão alinhados com os do escritório.

Nesse contexto, é válido lembrar que o Conselho de Contabilidade conta com um código que embasa a atuação desse profissional e recomenda algumas atitudes e posturas que devem ser adotadas no dia a dia.

Poder de negociação

Saber negociar preços, avaliar desempenhos e agregar valor aos interesses de uma organização contábil também são habilidades indispensáveis para quaisquer profissionais que atuam nessa área.

A negociação está essencialmente ligada a todos os processos de uma empresa, e acontece em situações mais simples, como o convite para um almoço, ou em questões mais complexas, como no fechamento de um grande contrato.

Espírito de equipe

Definitivamente, um contador sempre precisará dos colegas de trabalho para desenvolver suas atividades da melhor forma possível. Nesse sentido, é imprescindível que ele interaja de forma empática, o que significa atuar para entender as situações sob o ponto de vista do outro.

Esse tipo de situação é essencial para que a empresa tenha um clima agradável, totalmente favorável à produtividade e à execução de tarefas de forma eficiente e eficaz.

Liderança

Como não poderia deixar de ser, a liderança é uma habilidade indispensável para um profissional da área de contabilidade. Nesse sentido, o contador precisa estar preparado para delegar tarefas, se relacionar com pessoas com visões diferentes e lidar com as mais diversas situações de conflito.

O que você achou dessas ideias relacionadas ao candidato ideal para o seu escritório de contabilidade? Conforme mostramos ao longo deste texto, o profissional adequado para a sua empresa precisa atender a algumas particularidades para entregar os resultados que o seu negócio quer alcançar.

Se você gostou deste tema e quer aprofundar os seus conhecimentos, aproveite para baixar agora mesmo o guia básico do RH Estratégico.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!