Gestão contábil

Auditoria digital: qual a importância dentro de uma empresa?

Auditoria digital qual a importância dentro de uma empresa
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 11/10/2017 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Cada vez mais as empresas precisam atuar de forma eficiente no que diz respeito ao cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade. Isso implica em trabalhar a gestão fiscal e contábil da companhia, o que requer muita precaução para evitar que ocorram problemas com o Fisco.

No entanto, existe um sistema que permite maior agilidade e assertividade nesses processos de gestão. Trata-se da auditoria digital, que se configura como uma ferramenta otimizada que permite manter um controle mais eficiente de todas as operações da companhia.

Antes dela os contadores praticavam a auditoria convencional, onde a conferência de documentos, registros e o cruzamento de dados são feitos manualmente e, consequentemente, de forma mais lenta e imprecisa. Com o auxílio da tecnologia esse trabalho se aperfeiçoou, permitindo que análises mais complexas pudessem ser feitas por meio desse sistema inovador.

Mas afinal, como funciona a auditoria digital?

É basicamente examinar o desempenho das operações contábeis por meio de arquivos digitais, que permitem a conferência e o cruzamento de dados com o intuito de averiguar inconsistências. Caso elas sejam constatadas, a auditoria digital interna estará preparada para organizar e melhorar os resultados e se antecipar a qualquer tipo de fiscalização.

Como exemplo de ferramenta digital para a avaliação de documentos, temos o Sped Fiscal, sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, por onde os contribuintes podem enviar todas as informações sobre ICMS e IPI aos órgãos fazendários e Receita Federal. O Sped é uma importante ferramenta de Gestão Tributária e pode ajudar a reduzir gastos e garantir a segurança das informações das empresas.

Auditoria digital: que benefícios ela traz?

Um ponto positivo que se ganha ao praticar a auditoria digital é a garantia da fiscalização pelo governo, que se torna eficiente e menos burocrática. As ferramentas digitais simplificaram e tornaram as entregas de documentação ao Fisco mais ágeis, além de dispensar a utilização do tão velho e volumoso papel. Dessa forma, é possível fazer cruzamentos de dados com valores pagos, previstos e balancetes, além de realizar análises estruturais e mais densas.

Se a sua empresa possui documentos fiscais eletrônicos ou muito complexos em grande quantidade, ou ainda se você preza por total regularização, a auditoria digital é para o seu negócio!
Hoje em dia existem centenas de consultorias que trabalham no cumprimento das obrigações fiscais, que podem ser resolvidas a distância devido à praticidade que o sistema digital fornece.

Além disso, é importante citar que esse tipo de serviço é de baixo custo e demanda menos tempo de execução do que a modalidade convencional, fator que influencia diretamente no pagamento do trabalho prestado pelo profissional, principalmente daqueles que pretendem empreender na área ou ainda se tornar um líder inovador no segmento contábil.

Dentre outras vantagens, é possível destacar:

1. Rapidez

Com esse avanço tecnológico na área, a empresa consegue, em menos tempo, identificar quais são as regularidades presentes e quais são as melhores resoluções.

2. Situação Regular

Com a auditoria digital os dados são cruzados de forma eficiente, isso permite que a empresa ande dentro da lei e evita que ela corra grandes riscos de sofrer problemas com eventuais diferenças de valores.

3. Confiabilidade

Devido ao processo ser executado de forma tecnológica e automática, as análises e cruzamentos de informações estão menos passíveis de erro humano, o que garante a elas maior confiabilidade.

Texto escrito por Fellipe Guerra

Contador e especialista em SPED. Eleito o 3º Contador mais influente da Internet em 2017. Tributarista formado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT. Membro da comissão do SPED do CRC-CE. Coordenador e professor do MBA Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar