Gestão contábil Fortes Contábil

Aprenda a gerar o SPED ECF sem complicação!

Aprenda a gerar o SPED ECF sem complicação! 1
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 27/11/2018 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Com o prazo estipulado para o último dia útil do mês de julho, que para esse ano será dia 31/07, a entrega do arquivo SPED ECF está cada vez mais próxima e nesse processo é muito importante que o contribuinte esteja atendo as particularidades na hora da sua geração feita nos sistemas Fortes Contábil e Fortes Fiscal. A ferramenta permite aos usuários gerar a obrigação acessória do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal) de forma mais otimizada e em poucos passos.

Para fazer a geração da obrigação acessória dentro do Fortes Contábil você deve clicar em Movimentos > Gerar Arquivo para SPED ECF, ou, na área de trabalho, clicar no atalho que fica abaixo do nome da empresa. (Ver mais dicas na geração da ECF).

Para fazer a geração da obrigação acessória dentro do Fortes Fiscal,  você deverá clicar em Movimentos > Obrigações Federais> Gerar Arquivo para SPED ECF, ou, na área de trabalho, clicar no atalho que fica abaixo do nome da empresa.

As informações serão geradas de acordo com o regime tributário da empresa:

Empresa do Lucro Real – Trimestral: Serão gerados os valores de apuração conforme os encerramentos trimestrais realizados no Fortes Contábil. (Veja mais sobre LALUR e LACS).

Empresas do Lucro Real: Estimativa Mensal ou Balancete de Suspensão: Serão gerados os valores de apuração conforme as estimativas mensais calculados pelo Fortes Fiscal e as informações de adições, exclusões e Contas de Compensação pelo Fortes Contábil.

Empresas do Lucro Presumido: Serão gerados os valores de apuração conforme as apurações trimestrais realizadas no Fortes Fiscal. (Ver mais sobre a geração do arquivo para empresas do Lucro Presumido).

Empresas Imunes ou Isentas: Serão geradas as informações conforme os encerramentos trimestrais ou anuais realizados no Fortes Contábil.  (Ver mais sobre a geração do arquivo para empresas Imunes e Isentas).

ECF Tela 1

Após acionar a ferramenta o sistema irá apresentar a tela de geração a ECF com 4 passos a serem seguidos.

Uma observação importante é, caso a opção ‘estabelecimento matriz’ não esteja marcada no cadastro da empresa, o gerador do arquivo da ECF irá apresentar um alerta conforme a imagem abaixo:

ECF Tela 8

Para corrigir o alerta, basta ir em Cadastros > Empresas > Selecionar a empresa que você esta gerando a ECF > Clicar na aba Estabelecimentos > Editar > Marcar a opção “Estabelecimento Matriz” e confirmar a alteração em OK.

Após o preenchimento das informações cadastrais nos padrões exigidos pela ECF, continue a geração do arquivo.

O 1º passo é voltado para os dados iniciais da empresa que esta gerando o arquivo:

Tela SPED

  • Período: Deverá ser informado o ano calendário da ECF;
  • Escrituração: Deverá ser informado a finalidade da escrituração. Seja ela “Original” ou “Retificadora”;
  • Número do Recibo da Escrituração Anterior: Esse campo será habilitado caso a escrituração seja retificadora. Nele deverá ser informado o número de recebido da escrituração já enviada e que será retificada;
  • Tipo de Escrituração: Esse campo será habilitado quando a empresa for do regime Lucro Presumido, onde deverá ser informado se a empresa é Contábil ou Livro Caixa.
  • Início de Período: Deverá ser informado o motivo pelo início de período das informações prestadas a ECF;
  • Situação Especial: Deverá ser informado a situação de entrega do SPED. Caso não haja nenhuma situação especial, basta indicar a opção “Normal”;
  • Data Especial: Esse campo será habilitado se a empresa estiver mandando alguma situação especial. Nele deverá ser informada a data da situação ocorrida;
  • (%) Patrimônio em Caso de Cisão: Esse campo será habilitado caso haja uma cisão parcial. Nele deverá ser informada a porcentagem do patrimônio remanescente na cisão.

Após preencher esses campos, você deverá indicar algumas informações com relação à atividade da empresa.

OBS: Nessa tela encontraremos ajudas – o ponto de interrogação que fica ao lado de algumas opções – explicando melhor do que se trata a opção:
ECF Tela 4

 

Após finalizar o 1º passo, basta clicar em avançar e iremos iniciar o preenchimento da próxima tela.

O 2º passo trata-se dos dados do signatário, ou seja, do responsável pela empresa.

ECF Tela 5

Indicaremos o nome do signatário, a sua qualificação, que pode ser, por exemplo, diretor, administrador, procurador etc, CPF, no caso de pessoa física ou o CNPJ, no caso de pessoa jurídica e UF. O CRC será habilitado quando o responsável da empresa for o contador, nele deverá ser informado a UF e o número da carteira do CRC do contador, telefone com DDD e o e-mail.

Clicamos em avançar novamente e vamos a 3ª tela.
No 3º Passo, o usuário deverá informar os dados complementares. É importante que o usuário leia campo a campo e identifique as opções em que a atividade da empresa esteja enquadrada, pois a mesmas serão de grande importância para a análise do arquivo dentro do validador.
ECF Tela 6
E para finalizar, iremos para a 4ª tela.

No 4º Passo teremos que informar o caminho onde iremos salvar o arquivo da ECF gerado pelo sistema Fortes Contábil.
Para isso, basta clicarmos no botão dos três pontinhos e indicar onde salvaremos o arquivo.
ECF Tela 7

Feito os 4 passos você deverá clicar em “Gerar” e aguardar a finalização do processo.

Ainda com dúvidas?

Confira mais dicas clicando aqui.

Após gerado o arquivo, ele deverá ser submetido para validação no validador do SPED ECF, disponível no site do Sítio SPED.

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

2 comentários

  • Estou tentando gerar o arquivo ecf no entanto não está carregando informações do livro caixa. O bloco Q100 esta em branco!!! Matéria muito boa, seria ótima se tivesse as instruções de como preencher o bloco Q100.

Deixar comentário.

Compartilhar