Gestão financeira

Análise de apuração financeira: aprenda como usar um software inteligente para tomada de decisão

fortes-tecnologia-analise-de-apuracao-financeira-usando-o-software-na-tomada-de-decisao

Lidar com dinheiro pode ser um grande desafio, principalmente se você não tiver organização suficiente para controlar todas as entradas e saídas das finanças. Por isso, ter uma análise de apuração financeira que auxilie no planejamento, sabedoria para alocar os recursos e uma boa definição de metas são aspectos importantes para essa gestão.

A apuração de resultados não é uma tarefa trivial. Talvez seja a tarefa complexa para muitos, mais para vencer esta dificuldade é compreender, claramente, qual é o objetivo da Apuração Financeira (ARE). Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. 

Por esse motivo, fiz um artigo completo para que possa entender melhor como utilizar melhor seus dados financeiros e obter todos eles dentro de um sistema inteligente. Acompanhe!

Qual o objetivo da Análise de apuração financeira?

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

O termo “resultado” representa as contas de receita (dinheiro que entra) e de gastos (despesas e custos). A análise de apuração financeira é elaborada anualmente para prestação de contas, mas pode ser feito mensalmente pela administração da empresa para acompanhar os resultados.

Como ter dados financeiros certos para a tomada de decisão?

A apuração de resultado tem um papel importante na tomada de decisão por parte dos gestores das empresas e concentra em si informações de grande relevância para a realização de um bom planejamento estratégico. 

O período para analisar uma apuração financeira vai muito de cada empresa, pois ela vai te dar um resultado abrangente do resultado da empresa no período analisado.

Dica 1

É fundamental lembrar que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) está prevista na lei brasileira e deve ser apresentada pelas empresas anualmente. Portanto, o 1º cuidado a ser tomado é a realização periódica da apuração, evitando que a empresa seja punida por essa omissão.

Dica 2

Em 2º lugar, é importante recordar que a empresa está sujeita a multas e medidas judiciais caso efetue de forma equivocada o pagamento de impostos. Como os impostos são justamente calculados sobre o lucro, a análise de apuração financeira deve ser executado com precisão para que nenhuma consequência negativa venha a ocorrer.

Dica 3

Atualmente, a maior parte das empresas opta por utilizar um software para ajudar na gestão financeira. Esses programas são conhecidos como sistemas de gestão e, ao contrário do que muita gente pensa, não são de uso exclusivo das grandes organizações. Pelo contrário: existem softwares desenvolvidos especialmente para auxiliar as pequenas e médias empresas a organizar sua contabilidade no cotidiano da rotina corporativa.

 

Faça a análise de apuração financeira na prática com o Fortes Financeiro

Mais hoje venho falar de como um software financeiro pode te ajudar a ganhar mais tempo, agilidade e te dar informações precisas de acordo com os dados que foram lançados. De forma rápida você terá informações se os gastos aumentaram ou diminuíram, se o seu faturamento está crescendo ou não. Tudo isso de forma organizada, intuitiva e no período desejado. Hoje estamos em um momento que não se pode perder tempo, porque tempo é dinheiro! Saiba como uma boa gestão financeira diminui as despesas da empresa.

O passo a passo que separamos mostra uma estrutura de apuração simples. A elaboração não possui um modelo único, variando, assim, conforme o porte e a atividade da empresa.

 

A partir da relação fornecida na apuração sobre o que se vende e o que se gasta, é possível refletir sobre os custos e reavaliar possíveis mudanças. É também um dado importante para saber em que momento se encontra sua empresa, se é momento de investir ou de aporte de terceiros. 

Por isso, vou te mostrar como montar uma apuração financeira pelo nosso Sistema Fortes Financeiro na prática. Você pode conferir nosso manual completo, clicando aqui

eBook Guia Completo de Apuração do Resultado do Exercício

Se você quer aprofundar seus conhecimentos em análise de apuração financeira e como fazer uma análise inteligente para a tomada de decisões da sua empresa, baixe agora nosso Guia Completo de Apuração do Resultado do Exercício.

Aprenda a medir a rentabilidade da empresa e evitar prejuízos financeiros, como fazer a análise correta de dados, identifique a situação financeira da sua empresa e evite uma possível crise.

Espero que você tenha curtido nossa postagem, continue nos acompanhando!

 

 

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_Caixa

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 13 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar