Ações para o dia 8 de março: Dia da Mulher na empresa

Ações para o dia 8 de março: Dia da Mulher na empresa
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A inevitável ação do tempo produz efeitos profundos em todas as pessoas, além de datas marcantes. Se alguns desses momentos inesquecíveis são totalmente particulares, outros se difundem por toda a sociedade. Há ainda aqueles que se tornam mais do que especiais, como o Dia Internacional da Mulher. Enquanto a data não chega, que tal repensar as ações para o dia 8 de março na sua empresa?

Afinal, se o intuito é realmente valorizar as colaboradoras da organização, não basta distribuir buquês de rosas e outras flores. Em vez do mero aplauso, o Dia da Mulher convida todos a uma reflexão. O processo, inclusive, não se limita a um único dia do ano. Mas o fato é que o dia 8 de março tem uma história e um propósito.

Quer entender melhor a relevância da data e como valorizar as mulheres da sua empresa nesse grande dia? Continue com a gente nas próximas linhas!

Breve contextualização sobre o Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março (23 de fevereiro no Oriente) de 1917, uma marcha de mulheres deu início à Revolução Russa. Já em anos anteriores (1909, em Nova York, e 1911, em Paris), as mulheres haviam demonstrado o seu poder de organização. Em todos esses movimentos, a participação popular delas foi vital para diversas transformações sociais do mundo — Rússia, Estados Unidos e França são apenas alguns exemplos.

Em todos esses momentos históricos, enquanto a maior parte da população desistia, as mulheres resistiam. O reconhecimento institucional de abrangência mundial veio com a oficialização do Dia Internacional da Mulher. O evento, conduzido pelas Nações Unidas, ocorreu apenas em 1975.

Isso não significa que a sua empresa precisa esperar tantos anos para promover ações notáveis no próximo dia 8 março. Na sequência, acompanhe algumas dicas para iluminar a data e estabelecer as bases de uma nova cultura empresarial!

Organizar palestras no estilo TED Talks

Certamente, a melhor forma de valorizar alguém é ouvir atentamente o que ela tem a dizer. Então, por que não convidar as líderes da sua empresa para a realização de um ciclo de palestras? Essa é uma excelente oportunidade para que diferentes mulheres possam inspirar outras.

Se for inviável efetuar as palavras em uma data única, basta reservar toda a semana do dia 8 de março. Outra alternativa eficaz consiste em espalhar as palestras ao longo do mesmo mês. O importante é que a organização se mostre capaz de criar um evento organizado e que prestigie as colaboradoras locais.

Além disso, é altamente recomendável que, se possível, as próprias mulheres estejam à frente da organização do evento. Ao melhor estilo TED Talks, elas podem abordar os mais variados temas, como a relevância de se debater sobre violência doméstica. Em geral, tudo o que convergir para elevar a autoestima das funcionárias é bem-vindo. Na verdade, nem é preciso se preocupar muito com a temática, pois as organizadoras saberão exatamente o que fazer.

Repare que o protagonismo do evento deve ficar nas mãos das mulheres da empresa. Contudo, espera-se que a presença dos colaboradores nas palestras seja expressiva, para que todos possam prestigiar o trabalho das colegas de trabalho.

Revisar e fortalecer políticas para diversidade de gênero na empresa

Outro item que não pode faltar no Dia da Mulher é a demonstração de que a empresa se importa com a diversidade de gênero. Para isso, vale a pena adotar políticas que proporcionem resultados práticos. Em outras palavras, o ideal é ultrapassar a margem dos discursos.

Nessa linha de pensamento, é oportuno revisar toda a política salarial da organização. Caso sejam detectados casos de diferenças salariais motivadas pela diferença de gênero, eles devem ser eliminados. Se o desempenho dos colaboradores é o mesmo, não há razão para discrepâncias relacionadas à remuneração.

O critério para embasar essas distinções deve ser o cargo e as funções atribuídas a ele, além do tempo de empresa das pessoas que trabalham nela. Qualquer aspecto que fuja disso deve ser reavaliado, já considerando um prazo para os ajustes necessários.

Simultaneamente à questão salarial, a representação feminina da empresa também merece uma atenção especial. Apesar de a presença das mulheres em cargos de diretoria aumentar gradativamente, ainda há grandes lacunas a serem preenchidas.

A intenção não se resume a equilibrar os quadros da empresa a qualquer custo. A experiência, as qualificações e atributos indispensáveis para os candidatos a CEO prevalecem, desde que exibam um fundamento consolidado. O que a empresa deve debater é a transparência dos processos de disputa desses cargos.

O detalhe, então, reside em admitir que a baixa frequência de mulheres nos cargos mais importantes das organizações não é simples coincidência. A partir dessa constatação, será finalmente possível desenvolver políticas verdadeiramente direcionadas a mudar a situação da mulher no mercado de trabalho.

Doar ou criar ações voluntárias para ONGs que ajudam mulheres

As ações para o dia 8 de março da sua empresa também não precisam se limitar ao ambiente interno. Nesse sentido, convém estudar a viabilidade de reservar parte do lucro anual do negócio para ONGs que apoiem as causas de lutas das mulheres.

Ao afirmar o compromisso de efetuar doações permanentes, a organização transmite a mensagem de que, de fato, importa-se com a causa. Os efeitos positivos externos proporcionados pelo gesto são diversos, essencialmente aqueles atrelados à imagem da marca perante os próprios colaboradores e o público-alvo.

As doações, em um primeiro momento, preveem transferências financeiras. Contudo, o seu negócio pode encontrar outras formas de ajudar essas ONGs, como o hábito de incentivar o trabalho voluntário das funcionárias da empresa.

Reconhecer as funcionárias que fazem um trabalho excepcional

Finalmente, por que não usar o 8 de março para celebrar as grandes realizações das mulheres ao longo das décadas? De uma maneira inteligente, os feitos históricos podem ser mesclados ao desempenho das colaboradoras do presente.

Com uma boa campanha visual no ambiente físico e virtual (sites, blogs, etc.), a empresa tem a chance de enaltecer as suas colaboradoras de maior destaque. Nas paredes ou nos banners da web, uma dica é colocar quadros que apresentem essas grandes profissionais para toda a organização.

Como se trata de reconhecimento profissional, é igualmente relevante que todas as áreas da organização estejam envolvidas. Com um olhar voltado ao futuro, invista no desenvolvimento de RH estratégico e alinhado a essa nova perspectiva da empresa.

Por tudo o que já demonstraram desde sempre, as mulheres merecem ações para o dia 8 de março que simbolizem toda a força delas. Com as nossas dicas, a sua empresa tem tudo para ter um Dia da Mulher inesquecível. Entre outras coisas, todo o conjunto de ações mencionado melhora o ambiente de trabalho e favorece a gestão dos talentos da empresa.

Por falar nisso, aproveite a chance de conhecer as melhores práticas de retenção de talentos do mercado!

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