Aplicação financeira para empresas: vantagens para o contador!

Aplicação financeira para empresas: vantagens para o contador!
4 minutos de leitura

Os imprevistos acontecem a qualquer momento. Portanto, fazer aplicação financeira para empresas é uma forma de ter rentabilidade e acessibilidade imediata. Pois diante de qualquer situação, a empresa terá recursos que a ajudarão a contornar os problemas sem pôr em risco a sua estabilidade.

Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode manter um número de clientes em alta, e com isso manter o fluxo financeiro e o caixa em dia. Porém, imprevistos acontecem e, nessas horas, é preciso contar com uma gestão financeira própria, para evitar contas e salários atrasados.

As situações de emergência ocorrem a todo instante, seja por eventos externos, ou pela perda de um grande cliente interno. Mesmo em um escritório de contabilidade, isso pode acontecer por diversos motivos.

Dessa forma, é preciso manter aplicações financeiras que garantem mais segurança e tranquilidade, por pior que seja o imprevisto. 

Aplicação financeira para empresas: quais as mais interessantes

Quando falamos de investimentos, nesse caso as aplicações financeiras, estamos falando aplicações para curto, médio e longo prazo. E para as empresas, entre elas os escritórios contábeis, não podemos deixar de dizer que todas essas aplicações são importantes, em especial as de curto prazo.

Sabemos que as empresas precisam cumprir algumas obrigações ao longo do ano, por exemplo, o 13º salário, férias e possíveis rescisões. E é por isso, que ter um dinheiro reservado para contribuir nesses casos é tão importante, assim a empresa se mantém organizada e com o fluxo de caixa ainda mais equilibrado. 

Pensando nesse cenário, o ideal para as empresas seria fazer aplicações com liquidez diária ou em poucas semanas. Assim, garante um rendimento melhor que a poupança a depender da aplicação, além de garantir a possibilidade de fazer o saque no momento em que precisar, caso haja planejamento. 

Algumas dessas aplicações são:

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB nada mais é que uma forma do empresário emprestar dinheiro ao banco, que fará uso desse capital para financiar suas operações de crédito. Em relação à remuneração do investidor, ela pode ser tanto prefixada quanto atrelada a um certo indicador, que normalmente é o CDI.

Essa aplicação pode apresentar liquidez diária ou realizar pagamentos apenas em um prazo específico de dias estipulado no momento da aplicação.

Letra de Crédito Imobiliário – LCI

A LCI é um tipo de investimento em renda fixa que tem isenção do Imposto de Renda e que também rende mais que a poupança. Assim como os CDBs, a LCI é uma forma de empréstimo aos bancos, porém esse dinheiro é destinado apenas para desenvolver o setor imobiliário. 

É possível encontrar alguns títulos com liquidez a partir de 90 dias. Ou seja, a depender da aplicação, você pode ter o dinheiro de volta após 3 meses rendendo.

Letra de Crédito do Agronegócio – LCA

A LCA é bem similar à LCI, a principal diferença é que essa aplicação garante emprestar dinheiro aos bancos para desenvolver a área de agronegócio. 

É importante também analisar os rendimentos antes de fazer a aplicação, pois a depender dos títulos, uma pode ser mais vantajosa que a outra no momento.

Vale ressaltar que as aplicações, são uma forma de reservar dinheiro para alguns objetivos futuros ou situações inesperadas que possam surgir no dia a dia. Por isso, é importante saber primeiro o que a empresa espera atingir a curto, médio e longo prazo, assim como entender o cenário econômico em que sua empresa está inserida.

Para isso, vale fazer um bom planejamento estratégico, além de melhorar as estruturas de gestão da organização de um modo geral. Para entender melhor, vamos falar sobre isso. Continue lendo! 

Planejamento ajuda a apontar direções

Todo empreendimento comercial ou de negócios precisa de um plano inicial, para que possa definir pontos que são fundamentais para tudo funcionar de maneira adequada. 

Por isso é necessário ter como base fundamental 4 pontos bem específicos:

  • Missão;
  • Objetivos;
  • Valores;
  • Visão.

Cada um desses pontos permite entender quais as finalidades de um escritório de contabilidade, permitindo visualizar situações que provocam uma crise de forma antecipada. 

Essa preocupação pode ser focada na divulgação da empresa, por meio do site e todo o Marketing de Conteúdo disposto para que as pessoas possam conhecer o conceito organizacional e o que tem a oferecer para o mercado. 

Até mesmo a gestão financeira fica mais segura em relação aos imprevistos, pois é possível fazer reservas pontuais para que sejam utilizadas, se chegar a tanto, em momentos específicos 

Nunca ignore os sinais 

De tempos em tempos ocorrem crises econômicas que afetam toda a sociedade, e um escritório de contabilidade não está livre desse tipo de imprevisto. 

Os profissionais que trabalham com processos administrativos e financeiros de terceiros devem estar atentos aos sinais para informar aos clientes. No entanto, é preciso que isso seja colocado em prática também na própria empresa.

O reforço no planejamento de Marketing deve atrair mais clientes, empresas interessadas em garantir o bom andamento dos negócios. Por quê isso não pode funcionar internamente?

Sendo assim, vale procurar por soluções perenes, que podem ser a resposta adequada quando o mercado externo se mostra volátil e, ao longo do processo, se tornar sólido e eficiente.

Mantenha o foco no aumento de receitas

O objetivo de toda empresa é crescer continuamente, expandindo os negócios para o mercado de forma segura, sempre buscando aumentar a entrada de receitas.

Vale lembrar que um planejamento de marketing também é tratado como investimento, e não ônus. 

Isso se prova quando é observado com mais atenção os anúncios de empresas que estão há muitos anos no mercado, e possuem apelo popular.

Se uma cadeia de lanchonetes ou uma marca de refrigerante investem no Twitter Ads, então um escritório de contabilidade também precisa se fazer presente para alcançar um público que saiba sobre os produtos e serviços disponíveis.

Divulgação atrai mais clientes

Além do plano de negócios instituído desde o princípio, um planejamento de marketing faz parte da estrutura organizacional de uma empresa, assim como de um escritório de contabilidade.

A inconstância do mercado financeiro pode ser premonitória, ou ocorrer de uma hora para outra, e isso pegar de surpresa aqueles que não estão preparados para evitar qualquer imprevisto financeiro.

No entanto, quem desenvolve estratégias de Inbound Marketing para atrair e reter clientes se coloca em um patamar mais tranquilo. 

Consultoria em aplicação financeira para empresas

Vale destacar que o setor financeiro de um escritório de contabilidade precisa direcionar parte do orçamento para aplicações financeiras específicas. Porém, uma ajuda externa pode apontar para um direcionamento mais adequado.

Sendo assim, é importante, além de investir em um planejamento de marketing sólido e constante, contar com uma consultoria de investimentos financeiros. Isso expande a carteira de aplicações, se adiantando no mercado de negócios além da contabilidade.

A aproximação com consultores e especialistas em aplicação financeira é possível manter coerência sobre as escolhas sobre investimentos. 

Dessa forma não compromete todo o orçamento disponível e, melhor, ajuda a alcançar qualquer meta traçada de maneira planejada.

As eventualidades da vida atingem empresas e negócios, pessoas físicas e pessoas jurídicas. 

Adotando um comportamento de prevenção, fica mais fácil reduzir qualquer prejuízo e se reerguer com mais afinco sobre qualquer imprevisto que ocorra sobre o escritório de contabilidade.

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