Gestão contábil

5 passos para aumentar as indicações do seu escritório contábil

5 dicas para aumentar as indicações para seu escritório contábil

Ter clientes tão satisfeitos a ponto de indicar a sua empresa para amigos e parceiros é o sonho de qualquer empresário, não é mesmo? Por isso, hoje eu compartilho a tradução do texto “5 strategies to double your referrals” que encontrei durantes as minhas leituras diárias. 

Quer aprender 5 estratégias para explorar a sua base de clientes e dobrar o número de indicações para o seu escritório contábil? Embarque nessa leitura comigo. 

Desta forma, alguém que já consome seu serviço e está satisfeito, se sente motivado a recomendar seu trabalho também para outras pessoas. Com isso, gera uma rede de indicações positivas que trarão mais vendas e mais resultados para seu escritório de contabilidade.

Isso não é novidade para ninguém. A pessoa que indica transfere parte da confiança ao indicado, e isso facilita muito a venda de serviços contábeis. Quem consegue explorar a base de clientes para estimular indicações leva uma vantagem enorme sobre a concorrência.

Neste sentido, encontrei um artigo que apresenta cinco estratégias para dobrar suas referências. E é sobre elas que vou falar.

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#1 Identifique quem são seus melhores defensores

Quando você demonstra para o seu cliente que ele é importante, que está acompanhando de perto tudo que diz respeito ao negócio dele, você o conquista. Essa conquista diária, por meio de um relacionamento próximo, vai gerar confiança e isso é meio caminho andado para que a parceria entre vocês seja um sucesso.

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#2 Aprenda a notar oportunidades de indicações

Toda interação do cliente pode ser uma oportunidade de indicações, mas o contador precisa entender quais cenários podem ser mais lucrativos. Para muitos clientes não é claro que eles podem fazer algo simples para ajudá-lo.

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#3 Perguntar não ofende!

“Você conhece algum outro negócio que possa querer ou precisar de nossos serviços?”

Pedir um encaminhamento com uma abordagem natural e discreta não irá ameaçar a sua relação com o seu cliente. Obtenha o nome e contato da empresa e então estabeleça a comunicação.

Mencionar a fonte de referência será uma vantagem para iniciar uma relação. Depois cabe ao contador 2.0 mostrar a sua competência, o seu diferencial e a proposta de valor do escritório contábil.

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#4 Prove sua qualidade por meio das mídias sociais

A Internet se tornou um meio indispensável nas estratégias de marketing assertivas e de baixo custo. As vantagens do uso de mídias sociais na contabilidade digital são muitas, como reconhecimento da marca, maior alcance e até maior satisfação dos clientes.

É extremamente importante que os melhores comentários da sua empresa apareçam em destaque no seu site. Então, destaque-os!

As redes sociais são um grande recurso para o seu processo de referência; use tantos canais online quanto você estiver confortável.

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#5 Sinta orgulho de perguntar

“Mostrar ao cliente o que se faz por ele, as vantagens que aufere com a participação de nosso trabalho, é um caminho certo, pois, nem todos possuem perspicácia para entender o valor do fazemos.” Prof. Antônio Lopes de Sá –  julho de 2006

Para que um cliente seja incentivado a indicar seu serviço a outro, é necessário que ele tenha razões para isso. A primeira delas, claro, é estar satisfeito com o que você lhe oferece.

Mas mesmo com clientes satisfeitos, alguns contadores ainda têm restrições em pedir referências. Quebre esse paradigma. Tenha orgulho de perguntar, sabendo que é uma maneira completamente válida e altamente eficaz de impulsionar o crescimento do negócio.

Confira o texto completo aqui.

 

A indicação dá mais confiança ao seu escritório de contabilidade, além desses 5 passos também indico outros conteúdos que vão ajudar você nessa jornada: Como a satisfação do cliente no escritório de contabilidade ajuda a conquistar novos contratos? e Como conseguir os melhores clientes de contabilidade? 

Aproveite a leitura e até mais!

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Sobre o autor

Roberto Dias Duarte

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