Gestão contábil

Produtividade do escritório contábil: 5 dicas para aumentar a sua!

Escrito por Ivanise Magalhaes

O contexto socioeconômico em que se encontra as empresas de contabilidade no Brasil, tem levado à reflexão dos empresários em relação ao assunto de produtividade do escritório contábil, atrelado a um contexto bem maior que imagem profissional ou tão somente organização dos processos internos.

Dependendo da capacidade do escritório, o assunto “produtividade” torna-se uma questão de sobrevivência, pois como fala Roberto Dias Duarte “ entender claramente onde sua empresa está e para onde vai é importante para o empresário contábil. Para isso é imprescindível traduzir esta análise em números – ou indicadores-chave de desempenho”.

Neste sentido vejamos algumas preciosas dicas:

1 – Invista tempo em mapeamento de atividades e modelos práticos de controle.

Hoje o mais comum é que este controle esteja atrelado a solução de tecnologia principal utilizada pelo escritório contábil, pois além do check list de atividades e feedbacks de andamento das atividades passados aos gestores, fazer a gestão de horas produtivas fica mais prática e evidente quando a informação tem origem no sistema de operação.

2- Proporcione a equipe a possibilidade de trazer ideias disruptivas.

Estimular o pensamento sobre melhores maneiras e maneiras inovadoras de executar os serviços do escritório, pode levar o seu negócio a um novo patamar.

3 – Converse com seu fornecedor de soluções.

Você acredita que conhece a fundo todas as possibilidades de ganho de tempo em atividades corriqueiras que a sua solução de contabilidade te ofere? Se a resposta for não é interessante conversar com seu fornecedor e se for necessário investir em capacitação para ter acesso a todos os ganhos de produtividade que o seu sistema pode te oferecer.

4- Envolva seu cliente no ciclo produtivo de envio e recebimento de informações.

Um dos grandes gargalos na operação de um escritório contábil é o trâmite de informações com os seus clientes, pois além de muitas vezes demorar mais que o previsto, acaba onerando muito a operação.

Se você investir tempo ajudando seu cliente a se organizar, seja ofertando consultoria ou indicando soluções que facilitem a gestão dele, tudo isso volta pra você em forma de ganho de tempo e possibilidade de aumentar a carteira de clientes. Opa! Vai um bônus do ganho de produtividade? Sim, você poderá atender mais clientes!

5 – Escolha um processo chave para ser o modelo de eficiência.

Comece melhorando apenas um processo e permita que a equipe experimente a sensação de conseguir concluir uma tarefa com menos esforço. Isso motivará todos a buscarem e opinarem sobre os demais processos.

Checklist eSocial Banner Blog Fortes Tecnologia

Sobre o autor

Ivanise Magalhaes

Coordenadora de Relacionamento da Fortes Tecnologia.
Contadora, Especialista em Administração Estratégica. Experiência de 15 anos na área contábil, gestão patrimonial e de tecnologia da informação.

Deixar comentário.

Compartilhar