5 dicas de como manter o foco no início da carreira

5 dicas de como manter o foco no início da carreira
3 minutos de leitura

Manter o foco é uma prioridade vital para o sucesso de qualquer profissional, tanto no início quanto ao longo da sua carreira.

Mas, essa tarefa não é realizada tão facilmente. Nós, por mais que sejamos racionais, não temos a tendência em manter o foco por muito tempo, principalmente quando estamos sobrecarregado com distrações diárias e vários projetos que nos exige muita atenção.

Todo tempo há possíveis distrações, imprevistos e incêndios para apagar. No início da carreira profissional não é nada fácil se adaptar com isso.

Agora, queria te fazer duas perguntas: quando foi a última vez que você teve um dia de trabalho focado, daquele que ao fim do expediente você tem a sensação que o dia foi produtivo? Qual dia você desejou ter mais  duas horas para conseguir realizar todas as atividades?

5 dicas para manter o foco

Um dos princípios para conseguir ter sucesso no mercado profissional é a capacidade de manter o foco no resultado. Hoje, vou te dar cinco dicas que vão te ajudar a manter o foco em diversas situações. Vamos lá?

1. Autodisciplina

Pensar como um atleta ajuda muito, pois a autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que têm uma carreira de sucesso.

É fácil respeitar prazos e atingir melhores resultados, não porque são gênios, mas porque tem uma organização acima da média.

2. Concentração

Seja um exemplo e esteja por inteiro nas tarefas do dia a dia. Quando fazemos várias atividades ao mesmo tempo, ás vezes não as realizamos com a qualidade necessária.

Não acumule projetos, pois há uma grande chance de você não conseguir terminá-los. Hoje, vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência.

Estabeleça limites e aprenda a diferenciar o que é prioridade do que é urgente. Com isso, você vai conseguir aumentar sua produtividade, além de estimular o seu desenvolvimento profissional.

Para você ser bem sucedido no mercado é preciso ter prioridades bem estabelecidas. Concentração no que se quer e ação para atingir os seus objetivos.

E vença etapas, degrau por degrau. Com uma base bem construída fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos e se desenvolver profissionalmente.

3. Complete o Ciclo

Toda atividade conta com começo, meio e fim, procure planejar mentalmente essas etapas.

Um profissional de sucesso, sem dúvida, tem em mente todo o ciclo para não gerar procrastinação, concluindo toda a atividade antes de iniciar outras, principalmente quando estas demandam mais tempo.

4. Gestão do Tempo

Mensure suas demandas de acordo com sua carga horária de trabalho, assim você começa a entender melhor o que é prioridade e o que é urgente.

Temos a intuição de nomear todas as atividades como “urgência” ou não saber diferenciar o que realmente é prioridade. Não se esqueça que as atividades de rotina são tão importantes quanto as atividades pontuais.

5. Resiliência

No inicio da carreira, as dificuldades para conseguir a primeira oportunidade são inúmeras, mas não pense que isso vai acabar quando você  tiver mais experiência de mercado. Os desafios ficam ainda maiores e são eles que constróem um bom profissional.

Mas, não se preocupe! Isso tende a ser muito espontâneo. A cada degrau que você subir vão te exigir mais capacitação e inovação nos processos.

Tenha sede de conhecimento e além disso, seja flexível, no mercado atual as empresas tem a dificuldade de encontrar profissionais que vistam a camisa da empresa de verdade. Então, se você se permitir ter esse sentimento de dono do negócio isso te diferenciará dos demais e ficará mais claro a importância que você dá para a empresa onde trabalha.

Então, espero ter te ajudado com essas dicas. Melhor que consumir esse conhecimento é colocá-lo em prática. Fique de olho no nosso blog, pois teremos mais conteúdos voltados para o início da carreira profissional.

Se ficou alguma dúvida não deixe de escrever nos nossos comentários. Até mais!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Super Kit Financeiro
ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!