Deixe até 90% mais rápido o processo de avaliação de desempenho da sua empresa

Deixe até 90% mais rápido o processo de avaliação de desempenho da sua empresa
3 minutos de leitura

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas das organizações. Com ela, é permitido a coleta de dados relevantes e estratégicos para qualquer empresa de qualquer tamanho. E saiba que você pode fazer esse processo em 100% da sua empresa, otimizando seu tempo com uma simples solução.

Trazer para as empresas a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, gerando melhores resultados organizacionais é um dos focos da avaliação. Já para o funcionário, o método dá a oportunidade de receber feedbacks sobre seu desempenho, possibilitando sua melhoria.

A avaliação é um meio da empresa mostrar aos seus colaboradores o quanto se importa com eles e com suas carreiras. O sucesso de uma organização é baseado no desempenho de seus colaboradores.

Por isso, é de suma importância aplicar a avaliação de desempenho para mensurar o desempenho dos profissionais e permitir a tomada de decisão em busca de maior produtividade. Segundo Chiavenato (2004), a avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Qual é o objetivo da avaliação de desempenho?

É contribuir com o desenvolvimento das pessoas na organização e com o seu sucesso, por meio de diversas ações, tais como:

  • Definir e mensurar o grau de contribuição de cada empregado na consecução dos objetivos da empresa.
  • Melhorar os resultados das pessoas e da organização, estimulando o crescimento profissional dos colaboradores
  • Conhecer o potencial de cada pessoa em relação aos novos desafios e desenvolver suas competências
  • Subsidiar as ações de treinamentos e desenvolvimento
  • Proporcionar oportunidades de crescimento profissional
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria

Quais os ganhos para o gestor e colaborador?

A avaliação de desempenho proporciona resultado não só para empresa, mas para o gestor e colaborador. Vejamos:

Colaborador:

– Promove o autoconhecimento resultando em um maior aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Gestor:

– Permite uma orientação mais assertiva em relação ao desenvolvimento e relacionamento com a equipe e
– Facilita a evolução no nível de comunicação com os colaboradores.

Empresa:

– Auxilia a detectar o melhor momento para promoções, recolocações ou desligamento de colaboradores;
– Aprimoramento da comunicação;
– Informações e dados mais apurados sobre o desempenho organizacional.

Automatize a avaliação de desempenho e tenha informações estratégicas

O processo de avaliação de desempenho pode e deve ser automatizado. O uso de um software proporciona mais agilidade, otimização de tempo, além de dados precisos para a tomada de decisões. Essa facilidade permitirá a todos os envolvidos, avaliados e avaliadores, usarem melhor seu tempo.  Dessa forma, é mais fácil construir diferentes tipos de gráficos e análises estatísticas com as informações e dados coletados.

Atendendo às necessidades das empresas e dos gestores de pessoas, a Fortes Tecnologia desenvolveu o sistema Fortes RH, um software completo e de fácil usabilidade.  Com ele, você pode realizar uma avaliação de desempenho por competências, atribuindo pesos distintos para os avaliadores. Faça de forma prática e simples a Auto-avaliação, Avaliação 180º , Avaliação 360º, entre outros. E o melhor: o sistema é totalmente WEB, podendo ser acessado em qualquer lugar e a qualquer hora.

O Fortes RH realiza também a ponderação precisa das performances de forma automática, apresentando dados através de relatórios e indicadores. Com esses dados, você pode mensurar o nível de competência do colaborador em relação a sua função. De acordo com as informações levantadas, ainda, a empresa tem um diagnóstico mais preciso para realizar um plano de ação e promover o desenvolvimento do colaborador nas deficiências identificadas e, com isso, fazer com que o mesmo fique mais produtivo e a empresa alcance os seus objetivos.

RH estratégico e as mudanças na prática

Quer ver os efeitos de como a avaliação de desempenho mudou as ações de uma empresa na prática? Assista ao vídeo e veja como o Rone Assis, gestor de Recursos Humanos da Resibras, conseguiu deixar seu RH mais estratégico, através de uma solução que o ajudou na tomada de decisão.  Segundo ele, antes de ter o sistema, era preciso cerca de 20 dias para realizar a avaliação de desempenho e agora, em apenas 2 dias, ele realiza essa avaliação. Ou seja, o processo ficou 90% mais rápido.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!