Gestão contábil

Contador 2.0: o que você pode fazer para ser um líder estratégico?

Responder a esta questão não é fácil, mas é possível! O pensamento estratégico é a coisa mais importante que você pode usar como líder no seu negócio.

E para desenvolver uma equipe de alto desempenho na contabilidade, pensar de forma estratégica será fundamental, sendo um Contador 2.0.

Você ainda não se convenceu? Veja só:

Em um estudo realizado em 2013 pelo Management Research Group (MRG), onde foram avaliadas as práticas de liderança e eficácia de 60.000 gerentes e executivos em mais de 140 países e 26 indústrias, apontou que uma abordagem estratégica para a liderança foi em média, 10 vezes mais importante para a percepção da eficácia, do que outros comportamentos.

Pensadores estratégicos desenvolvem características importantes como: antecipação, pensamento crítico, interpretação, decisão, alinhamento e aprendizado.

Como desenvolver pensadores estratégicos no seu escritório contábil?

O pensamento estratégico é uma habilidade de liderança que equilibra o mindset (jeito de pensar) do indivíduo com um conjunto de técnicas.

E há um comportamento no local de trabalho que pode prejudicar esse equilíbrio: as respostas às demandas operacionais imediatas. Muitas vezes, elas são recompensadas em relação à visão e ao planejamento de longo prazo. Você já viu isso no seu escritório contábil?

Para promover o pensamento estratégico, essencial para ter uma equipe de alto desempenho na contabilidade, preste atenção nessas dicas: 

  1. Incentive os gestores e líderes a reservarem – periodicamente – um tempo para o planejamento estratégico, seja sozinhos e em reuniões com outros colegas.
  2. Criar uma abordagem estratégica leva tempo, por isso, é preciso torná-la parte do dia a dia no escritório.
  3. Disponha de informações aos seus líderes sobre o mercado, a indústria, os clientes, os concorrentes e as novas tecnologias que influenciam o seu negócio também.
  4. Ter informações comerciais relevantes e amplas que ajudem seu time a pensar além das tarefas do dia-a-dia pode fazer a diferença na formação de pensadores estratégicos.
  5. Mantenha as pessoas informadas sobre o que está acontecendo dentro do seu escritório contábil. Para tal, o contador deve desenvolver um trabalho para manter seus colaboradores informados do que acontece internamente. Uma estratégia eficaz requer informação partilhada dentro do seu escritório.
  6. Conecte os seus principais líderes com um mentor. Essa é uma das maneiras mais eficazes para desenvolver habilidades estratégicas: ser orientado por alguém amplamente conhecido por sua capacidade de manter as pessoas focadas em objetivos estratégicos e no impacto das suas ações.
  7. Comunique claramente a filosofia, missão, objetivos e valores da empresa. Todos no seu escritório contábil precisam entender a estratégia organizacional de forma ampla, para permanecer focado e incorporem ações e estratégias que vão ao encontro dessas diretrizes. 

  8. Recompense as pessoas por sua capacidade de criar a longo prazo, não apenas pelo poder de reagir.Sua filosofia organizacional deve encorajar a antecipação e não a gestão de crises. Isso implica dizer que seus líderes devem ser recompensados ​​por serem capazes de criar soluções com benefícios de longo prazo para seu escritório e clientes. 

  9. Apresente perspectivas de crescimento para seus funcionários. É cada vez mais importante pensar na gestão de novos talentos e em uma política de planos de carreira e sucessão na área da contabilidade.
  10. Profissionais motivados, com conhecimento técnico e habilidades gerenciais devem ser valorizados e retidos, pois agregam valor a seu escritório e aos seus serviços prestados.
  11. Forneça a tecnologia certa para que seu time trabalhe melhor. A transformação digital está aí e veio para ficar. Quando sua empresa é mais eficiente em atividades operacionais, mais tempo e disposição sobram para o pensamento estratégico, e seu escritório conta com uma equipe de alto desempenho na contabilidade. E isso vale pra você também, contador 2.0! 

O empresário contábil também precisa pensar estrategicamente

 Os mercados globalizados e a concorrência acirrada exigem do gestor mais conhecimento em outras áreas e um bom planejamento estratégico para conduzir o seu negócio. Com a contabilidade não é diferente.

O contador 2.0 precisa ter uma maior percepção integrada do seu negócio, com o máximo controle de diferentes áreas. O planejamento estratégico é um poderoso instrumento para qualquer gestor.

Com ele, você poderá especificar o seu nicho de mercado, as áreas em que deseja prestar serviços (contábil, fiscal, entre outras), a sua posição no mercado e proposta de valor, levantar estratégias para alcançar esses objetivos e projetar o futuro do seu negócio.

Pensar de uma forma estratégica não é fácil, mas o resultado faz a diferença entre ser um bom líder e um líder excepcional.

Tente mudar seu mindset e ajudar seu time a pensar “fora da caixa”! Pense diferente. Quer saber como?

Preparamos para você algumas dicas para tornar a sua contabilidade mais acessível ao seu público, de modo que as informações geradas por você sejam úteis para o crescimento do negócio.

 

Sobre o autor

Roberto Dias Duarte

Deixar comentário.

Compartilhar